Chegou o grande dia. A terceira edição do Afro Fashion Day acontece neste sábado, 18 de novembro, no Porto Salvador Eventos (Comércio), com uma programação que inclui exposição fotográfica, bate-papos, loja colaborativa, palestras e shows, além é claro, do esperado desfile, que esse ano terá 100 looks. Criado para celebrar o mês da Consciência Negra, o Afro Fashion Day busca dar visibilidade para modelos negros, a cultura afro-brasileira e os trabalhos de marcas locais. A entrada é apenas 1 kg de alimento não-perecível e está sujeita à lotação do espaço. As doações serão destinadas ao Mesa Brasil Sesc.
Com uma expectativa de público de 3 mil pessoas, o Afro Fashion Day 2017 terá como tema Os Quatro Elementos da Natureza. Água, Fogo, Terra e Ar serão traduzidos na figura geométrica do triângulo, marca registrada do AFD. Na passarela, o tema virá através de um show fashion coordenado pela diretora artística do desfile, Nara Couto, responsável por unir os olhares de VJ Gabiru, DJ Telefunksoul, do produtor de moda Fagner Bispo e da companhia de dança Lekan Dance, coordenada pelo bailarino Ed Cruz, além de Dino Neto, que assinará a beleza pelo terceiro ano.
Para chegar aos 100 looks desse ano, o Afro Fashion Day contou com a criatividade de 41 marcas baianas, além da participação do projeto Bahia Revoluções Criativas, do Instituto ACM, com produções criadas nas aulas do curso Armazém da Moda e que também estarão disponíveis para venda na Feira Colaborativa que integra o evento. A produção das peças foi acompanhada por Fagner, que dividiu o desfile em quatro blocos, de acordo com o elemento. O criativo, que é estilista, também assina algumas roupas que estarão na passarela. Os 100 looks serão desfilados por modelos selecionados em agências da cidade, além dos oito jovens escolhidos em cinco seletivas realizadas nos bairros de Salvador. Desfilam ainda os músicos Rafa Dias, do Attoxxa, Luã Faya, do Clube do Ragga, o DJ Raiz e o produtor cultural Uran Rodrigues.