Com um bate-papo sobre sua carreira e principais tendências, Alexandre Herchcovitch dá o pontapé inicial da quarta edição do Circuito de Arte e Moda do Salvador Shopping. O designer de moda aporta na Praça Central do empreendimento no dia 4 abril (terça-feira), às 19h, dividindo o palco com o artista visual Leonel Mattos, que assina a curadoria do evento. O ator Jackson Costa será o mestre de cerimônias da noite, que contará, ainda, com apresentação do Grupo Patuscada.
Após a noite de abertura, reservada para convidados, o CAM segue até 23 de abril com uma programação gratuita que promove a união entre o mundo fashion e o universo da arte contemporânea, envolvendo mais de 100 artistas das áreas de pintura, escultura, moda, fotografia e grafite. Destes, 48 farão intervenções em vitrines de lojas, que estarão exibindo as principais tendências da moda Outono-Inverno. Também participam da ação jovens do Instituto JCPM de Compromisso Social. Para ver o resultado dessa combinação, os clientes serão orientados por um mapa, que sugere um itinerário de visitação, fazendo jus ao “circuito” que dá nome ao evento.
“Estamos trazendo uma produção de artistas baianos que muitas vezes não é mostrada em nenhum museu ou galeria. O lojista cede o espaço e o artista fica à vontade para levar seu trabalho, com tema livre. Eles podem interagir com o que já tem na loja, mas também podem propor uma outra leitura. E eu tenho instigado os artistas porque a arte contemporânea é provocadora mesmo, ela cria uma reflexão”, explica Leonel Mattos, lembrando que o evento é uma oportunidade de democratização do acesso à arte.
O curador, que terá seu próprio ateliê no Shopping transformado em loja oficial do CAM, ressalta que as obras expostas estão disponíveis para aquisição, sendo que 20% do valor será revertido para a Instituição Beneficente Conceição Macedo, localizada no bairro de Pernambués.