A 1ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia vai reunir lojistas e compradores do país, artesãos, arquitetos, decoradores, imprensa e profissionais do setor, de 24 a 26 de novembro, com atividades e atendimentos on-line e presenciais, das 10h às 18h, no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, 02, em Salvador. Os lojistas interessados podem agendar os atendimentos através do 71 99906-6746. A abertura do evento, transmitida através do Facebook e Youtube do Artesanato da Bahia, reunirá representantes do setor em uma live, no dia 24/11, às 10 horas.
A rodada foi criada para ampliar as oportunidades de comercialização do artesanato no estado e apresentar a sua capacidade produtiva para atender ao mercado nacional, gerando novos negócios. Em reuniões on-line ou presenciais pré-agendadas, cerca de 200 artesãos e grupos de várias regiões do estado oferecem seus produtos a lojistas, de acordo com os interesses de compras de cada um. Os compradores terão oportunidade de conhecer e se informar sobre os processos produtivos, as técnicas e materiais utilizados pelos criadores.
A Rodada de Negócios faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e pela Associação Fábrica Cultural.
“A Rodada de Negócios é mais uma ferramenta para resolver um dos principais gargalos do segmento artesanal, que é o escoamento da sua produção, além de fazer uma ponte direta entre um público comprador e os artesãos”, comenta Davidson Magalhães, secretário da Setre.
No evento, a participação presencial de lojistas e compradores será através de visita agendada no Centro de Comercialização, onde todos deverão respeitar as normas de segurança sanitária e distanciamento social. Além da exposição de produtos, o espaço físico contará com a participação de dez artesãos, que representarão grupos e territórios do estado. Ferramenta digitais também proporcionarão a participação de artesãs e artesãos e compradores espalhados por diversas cidades. Os encontros virtuais são pré-agendados entre compradores e ofertantes, para que possam estabelecer acordos necessários a uma melhor negociação.
“Qual a expressão da Bahia neste momento para o mercado de artesanato brasileiro? A pergunta inspira a Rodada de Negócios, que foi pensada como uma importante expressão de fomento e visibilidade para mostrar o que o Estado tem desenvolvido, apresentando os diferenciais, as novas técnicas e os nossos artesãos. É reposicionar o nosso artesanato, alcançando as principais vitrines do país e novos mercados. Não falamos apenas da compra específica, do comprador que vem até a Bahia, mas de vivenciar o turismo e a arte. A rodada vai reposicionar o segmento numa ação comercial e fazer com que a gente desenhe uma nova rota comercial”, afirma Teresa Carvalho, diretora de projetos da Fábrica Cultural.