Com uma aula show dos chefs  Fabrício Lemos e Liziane Arouca, em praça pública, o município de Itacaré, a 422 km de Salvador, abriu na noite desta sexta-feira (1/12) a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré.

O evento vai até o dia 17 de dezembro, com participação de 42 estabelecimentos comerciais, e uma programação cultural que vai atrair turistas apaixonados pela boa gastronomia e música de qualidade. Os pratos variam de R$ 6 a R$ 40.

O Festival é a porta de entrada para uma programação intensa de verão que movimenta o fluxo de turistas no município. Mesmo antes de tomar posse, o prefeito eleito Antônio de Anísio, fez questão dar boas vindas aos turistas, chefes, e a imprensa especializada, que está presente na cidade para participar do evento.

Antônio de Anísio ressaltou a importância de valorizar a vocação gastronômica da cidade, como porta de entrada para mobilização de toda a cadeia turística produtiva. “O turista vem atraído por uma boa gastronomia, infraestrutura hoteleira e principalmente, pelas belezas naturais da cidade”, afirmou. “Esta  é a nossa galinha dos ovos de  ouro”, destacou.

“O nosso turismo se destaca pela diversidade, atratividade e contato com a natureza. Além das praias, do ecoturismo, temos agora o Festival que entra como uma nova proposta da gastronomia associada a vida noturna da cidade. Pela quantidade de restaurantes e um cardápio farto, a movimentação este ano será ainda maior”, afirmou o futuro secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira. Segundo ele, a expectativa, é atrair mais de 10 mil turistas durante o evento.

Além da aula show, a solenidade de abertura do III Festival Gastronômico Sabores de Itacaré contou degustação dos pratos preparados pelos chefs convidados, e a apresentação de grupos culturais.  Autoridades locais, empresário e a comunidade prestigiaram o evento, que foi realizado na cozinha show, montada em praça pública, na Pituba.

Um grupo formado por mais de 20 jornalistas e digital influenncier, integrantes de uma presstrip, estão na cidade para cobrir o Festival e conhecer os principais roteiros turísticos da cidade. O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Bahiatursa, Governo do Estado e Brahma Extra.

Programação Diversificada

 

Durante o Festival, a cultura e a música terão espaço garantido. A cantora Ju Moraes é um dos destaques do evento. Ela se apresenta na noite de sábado, dia 3/12. Hoje (2/12), o ponto alto será a apresentação da banda U Tal do Xote.

A programação contará ainda, com apresentações da evada Cultural, Rancho, Bicho Caçador, Volta da Jiboia, Capoeira, Maculelê, Samba de Roda, Puxada de Rede, Dança Afro, entre outras.

Cozinha Show Intinerante

 

A Cozinha Show será instalada na Praça da Mangueira nos dias 1 e 4 de dezembro, na Praça São Miguel nos dias 9 e 10 de dezembro, finalizando nos dias 16 e 17, na Passarela da Vila. O espaço servirá de palco para os chefes mostrarem suas habilidades e ensinar alguns truques, usando como ingredientes os produtos da agricultura familiar.

Já estão confirmados o Chef Fabrício Lemos (Restaurante Origem), a finalista do programa Hells Kitchen – Cozinha Sob Pressão, do SBT,  a chefe Grace Trankels, o consultor gastronômico Junior França, entre outros.

Feira do Agricultor 

 

A super feirinha com produtos da Agricultura Familiar será montada nos dias 2 e 3 de dezembro, na Praça da Mangueira e nos 8 e 9, na Praça São Miguel, em Itacaré,  Serão comercializados produtos como grãos e farináceos, arroz agulhinha polido, centeio em grão, soja grão granel, óleos, temperos, geleia, entre outros. A feirinha da agricultura familiar funcionará das 9h às 14h.

Feira de Artesanato 

 

Esse ano o Festival terá paralelo à Cozinha Show, uma Feira de Artesanato. Os artesãos locais vão expor produtos como acessórios, roupas com estilo datado, telas, quadros, luminárias, velas, cosméticos e perfumaria artesanal e local. Além disso, os restaurantes que participam do Festival também poderão participar das feiras, comercializando seus pratos, em porções pequenas a preços promocionais.