Um dos eventos mais bem-conceituados do mundo da moda, o Barra Fashion, chega à sua 20ª edição com um legado consolidado e formato sempre atual. De 11 a 16 de setembro, grifes como Baú Baú, Cambodja, Cantão, Carlos Rodeiro, Foorlí, Gregory, Intimissimi, IO, Maria Filó e Paula Frank irão desfilar suas novas coleções e transmitir o conceito do evento: a moda como instrumento transformador e a mais pura expressão do estilo e personalidade de cada um. Com curadoria de Tininha Viana, Almir Júnior e Marcelo Gomes, a programação contará com desfiles, workshops, exposição e atrações musicais.

“Nessa edição especial de 20 anos do Barra Fashion queremos resgatar a importância que esse evento tem para a moda na Bahia. Transformou a vida de muitos profissionais, abraçados pelo Novos Talentos, além de alavancar todo o segmento da moda de forma pioneira e inovadora”, afirma Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra. Na edição 2018, mais do que focar em tendências, estilo será a palavra de ordem para orientar as mais de 30 vertentes identificadas para o Verão 2019. Por isso, a campanha de verão do Barra leva o sloganMeu estilo é ser eu mesma”.

Alguns dos principais influenciadores digitais de moda na Bahia se transformarão em modelos no desfile coletivo que será realizado no Barra Fashion 2018. Mamah Vivas, Julia Sampaio, Carol Lisboa, Renata Rangel, Cris Roccon, Fabio Guimarães, Leticia Santana, Aila Menezes, Nanai Costa, Jessica Dantas, Rafaela Fleur, Ritielle Nunes, Ludmila Heine, Thays Bezerra, Ane Riccó, Uran Rodrigues, Marcos Preto, Marcelo Cravo, Leo Sampaio, Osvaldo Lyra, Pablo Orrico e Ruy (It Boy) vão esbanjar atitude, estilo e personalidade nas passarelas. Martinha Fonseca, embaixadora do Barra nas redes sociais, fará toda a cobertura do evento, inclusive bastidores.

A mostra contará com a participação de mais de 20 marcas do segmento da moda. A Fábrica – Óticas High Tech, Aramis, Arezzo, Bo.Bô, Caminata, ChaChaDumDum, Chehade, Cristali, Elementais, Havaianas, Henks, Lacoste, Le Lis Blanc, Magic Shoes, Marisa, MOB, Mr. CAT, Nossa Bossa, Oh, Boy!, Sergio’s, Shorts Co, Shoulder, UV Line e Zip marcarão presença. Em 2018, o Barra Fashion ganha um formato mais atualizado, com os conceitos see now, buy now – que permite a aquisição das peças desfiladas em tempo real; e do it yourself, ou faça você mesmo, valorizando a identidade pessoal em suas próprias peças, tornando cada look mais autoral e alinhado com o estilo pessoal de cada um.

Novos Talentos

 

De acordo com a produtora Tininha Viana, quando o Barra Fashion começou, não havia um mercado de moda organizado na Bahia, era tudo muito amador, feito de forma intuitiva. “Não havia faculdade de moda, a gente fazia tudo sem muita fundamentação”, afirma. A partir do Barra Fashion, vieram profissionais do Rio de Janeiro, que já faziam eventos desse porte, como Eloísa Simão e George Knapp, e o Barra Fashion passou a ser o terceiro maior evento de moda do país, depois apenas do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week.

Tininha Viana conta que iniciou profissionalmente no mundo fashion trabalhando no backstage, onde tudo começa, segundo ela. “Fazíamos desfiles com mais de 100 looks, muitas trocas de roupas, foi uma escola maravilhosa”, relata. No segundo ano de Barra Fashion, foi realizada a primeira edição do concurso Novos Talentos, um dos maiores legados do evento. “Essa iniciativa foi responsável por fomentar o mercado de estilismo baiano com profissionais que ganharam o Brasil e o Mundo. E foi o Shopping Barra que abraçou essa causa, sem ajuda de ninguém, sem retorno comercial, apenas institucional”, completa.

Nomes de estilistas como Márcia Ganen, Luciana Galeão, Vitorino Campos, Úrsula Felix, e modelos top como Raica Oliveira, Gianne Albertoni, Mariana Weickert, Ana Hickmann, Isabeli Fontana e Isabella Fiorentino passaram pela passarela do Shopping Barra. “O Barra Fashion começou justamente quando eu estava iniciando minha carreira e o espaço Novos Talentos foi fundamental para o meu reconhecimento”, declara a estilista Luciana Galeão. “Era uma vitrine e uma ponte para as passarelas do Fashion Rio e depois do Fashion Business Rio, através do qual pude exportar minhas peças para lugares como o Oriente Médio e Estados Unidos”, completa.

“Como pioneiro em grandes eventos de moda no estado, o Barra Fashion formou nesses anos ininterruptos toda uma cadeia de profissionais especializados, entre estilistas, produtores, modelos, sem falar no surgimento dos cursos de moda incentivados pelo crescimento do setor”, declara Mirela Cubilhas, diretora da Enashopp. Para 2018, Mirela afirma que eles apostaram justamente em profissionais que construíram suas carreiras no Barra Fashion. “Queremos valorizar a prata da casa, que já conhece muito bem os bastidores do evento”, acrescenta.

 

Entre os impactos positivos do evento na Bahia, o Barra Fashion foi responsável por geração de renda e de empregos temporários, responsabilidade social, divulgação das tendências pelas grifes do shopping e, consequentemente, aumento de vendas, aquecendo o segmento da moda e a economia local. O mérito do projeto já foi reconhecido pelo Prêmio Alshop, em 2004, quando o case do Barra Fashion foi vencedor na categoria Marketing Institucional do Nordeste.