A Festa do Bonfim de 2024 está se tornando um evento de grande importância nacional, reunindo religião, festividades e homenagens. A abertura, que acontece no próximo dia 4, quinta-feira, contará com a primeira noite da Novena, resgatando a tradição de ter o Prefeito de Salvador, Bruno Reis, como paraninfo e seu secretariado como convidados.

Durante as noites seguintes, serão realizadas homenagens especiais a diferentes setores da sociedade. No dia 5, sexta-feira, os paraninfos serão o deputado federal Cláudio Cajado e o empresário Guilherme Carmo Sampaio. Já no dia 6, sábado, a noite será dedicada ao turismo, com a presença do secretário de turismo do Estado da Bahia, Maurício Bacelar, e do secretário de turismo de Salvador, Pedro Tourinho, como paraninfos.

Já no dia 7, domingo, a imagem peregrina do Nosso Senhor do Bonfim será transportada pelo mar, com proteção da Marinha do Brasil, e serão realizadas homenagens aos magistrados da Bahia durante a noite, com a presença do desembargador Nilson Castelo Branco e do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano como paraninfos.

Os dias seguintes serão marcados por homenagens aos parlamentares, empresários e às Forças Armadas e de Segurança da sociedade, com a presença de diversas autoridades. Já no dia 11, quinta-feira, acontecerá a tradicional lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Nosso Senhor do Bonfim, seguida de uma novena especial com os senadores e deputados federais como paraninfos.

Na última noite da Novena, no dia 13, sábado, serão homenageados os esportes, seus dirigentes e praticantes. O evento contará com a presença do ministro do esporte do Brasil, Dr. André Fufuca, e de diversos representantes esportivos.

No ponto alto da festa católica, no domingo, 14, acontecerá a tradicional alvorada e missa solene, com a presença do Cardeal D. Sérgio da Rocha. A festa será encerrada com a procissão dos três pedidos ao redor da Basílica Santuário.

A organização da Festa do Bonfim de 2024 está em pleno vapor, envolvendo diretores, mesários, funcionários e voluntários. A TV Bandeirantes transmitirá ao vivo para todo o Brasil e uma minissérie contará a história e os detalhes da festividade para os povos de língua portuguesa. Não há registros fidedignos de quando teve início a festa, mas sabe-se que a imagem do Bonfim chegou à Bahia há 278 anos pelo capitão de mar e guerra Theodósio Rodrigues de Faria e, após o ano de 1754, o povo da época começou a aderir o ato de lavar a Igreja em preparação para a festa do Senhor do Bonfim, os tempos passaram e ganhou a proporção que temos hoje.

Crédito das fotos: Luanne Ribeiro