A CAIXA Cultural Salvador apresenta, a partir da próxima sexta-feira (20), a exposição “ALÁGBEDÉ” – Retrospectiva José Adário dos Santos, ferreiro conhecido como Zé Diabo, que se dedica há mais de 60 anos ao ofício da produção de ferramentas de orixás. A mostra reúne um acervo com mais de 60 peças, entre fotografias, documentos, artefatos e instrumentos produzidos pelo artista. Ele é um dos últimos descendentes com conhecimento ancestral de forjar o ferro para a arte sacra, utilizando técnica tradicional vinda de África.

Com entrada gratuita, a abertura da exposição acontece no dia 20/10 (sexta-feira), às 19h, e a visitação acontecerá até o dia 3 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 17h30. Além da apresentação, o público poderá participar de visitas guiadas, com saída da CAIXA Cultural, passando pela histórica Ladeira da Conceição da Praia, até o arco onde funciona a oficina de trabalho de Zé Diabo. As visitas acontecerão todas as sextas-feiras (a partir de 27/10), às 9h30, com participação da equipe da exposição e da pesquisadora Cibele Bonfim.

A mostra das peças produzidas também apresenta elementos que narram a trajetória de Zé Diabo, transportando o espectador para o universo em volta do ferreiro amplamente conhecido em todos os terreiros da Bahia. “Estou muito feliz que o meu trabalho está sendo mostrado na minha cidade, perto da ladeira onde aprendi o ofício com meu mestre. Aqui meu povo candomblé, minha família, amigos, poderão visitar e conhecer mais sobre o meu trabalho”, conta o artista.

Atrelada aos conhecimentos do candomblé na produção das ferramentas de orixá, a técnica evidencia a relevância do trabalho de Zé Diabo ao longo dos anos, permitindo seu reconhecimento como artista e destaque nacional e internacional pela sua obra.

A exposição na CAIXA Cultural também exibirá, de forma permanente, o curta-metragem “Alágbedé”, dirigido pela cineasta baiana Safira Moreira. O filme apresenta o processo de Zé Diabo na produção das ferramentas de orixá, enquanto reocupa o seu arco recém reformado na Ladeira da Conceição da Praia.

Foto Adenor Gondim