No dia dedicado a São Francisco de Assis, o protetor dos animais – celebrado no dia 4 de outubro – haverá uma dose extra de cães e gatos passeando na orla de Salvador. Neste ano de pandemia, a data cai num domingo, oportunidade ainda maior para reunir as famílias, cada uma em seu carro ao longo da “Cãorreata”, primeiro evento organizado pelo hospital veterinário Planeta Animal em parceria com a Agromix Pet Center neste formato, a partir das 9h, no trecho da Barra até a Boca do Rio.
“Essa é uma oportunidade para registrar que os pets também são verdadeiros heróis nessa pandemia, só que eles estão dentro dos lares, ajudando na saúde mental de seus tutores e suas famílias durante a quarentena”, disse a médica veterinária Gabriela Azevedo, sócia do Planeta Animal. No ano passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou estudo confirmando que a população brasileira é a mais ansiosa do mundo, com 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população) convivendo com o transtorno.
Não por acaso o evento traz o tema “Pets, os heróis da pandemia”, com direito a distribuição no final do percurso de kit com uma capa de super-herói para o animal e uma máscara de proteção para o tutor, por veículo, em troca de pelo menos um 1Kg de ração animal para cães ou gatos que será doado para abrigos de proteção animal.
A expectativa dos organizadores é que a “Cãorreata” reúna cerca de 200 veículos ao longo da orla marítima. Além do Planeta Animal e da Agromix, o evento tem o apoio de Ourofino, Farmina e Zoetis. Em função do isolamento social, o Planeta Animal e a Agromix Pet Center mudaram o formato do evento este ano, dando uma pausa na tradicional “Cãominhada”, que no ano passado celebrou 15 anos em Salvador como iniciativa pioneira da causa animal, gratuita, e realizada nas praças públicas da capital baiana ao longo de uma programação de cinco horas para os pets e seus tutores.