A abertura da terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré contará com a presença do chef Fabrício Lemos, do Restaurante Origem [de Salvador]. Formado pela Escola de Gastronomia Francesa Le Cordon Bleu, o chef abre o festival com uma palestra sobre a diferença entre a culinária e a gastronomia baiana.
Em uma palestra show, aberta aos chefes e curiosos do mundo da gastronomia, o chef Fabrício Lemos vai trabalhar temas como: Valorização de Ingredientes Locais; Gastronomia Brasileira; Gastronomia Baiana; e Plantas Alimentícias não convencionais.
Durante a exposição Fabrício vai ensinar como aproveitar melhor os ingredientes comuns em qualquer geladeira na preparação de pratos que vão dá um toque especial na mesa. O Fabrício defende a valorização do sabor original dos alimentos. Em um verdadeiro workshop de gastronomia, o chef vai demonstrar como fazer carne do sol caseira.
“Me sinto lisonjeado em participar e compartilhar um pouco da minha experiência em um festival como esse. Importante ter essa troca e aprender com os produtores locais, descobrir ingredientes da região. É enriquecedor para mim, como para o pequeno produtor que tem possibilidade de mostrar o seu trabalho, como para o dono de restaurante que tem contato direto com o pequeno produtor e acaba abrindo novas fronteiras econômicas e novas receitas criadas, sendo um diferencial no festival. Ficando um legado para a cidade”, declara o chef.