O inverno está se aproximando e é neste período que muita gente inicia seus tratamentos estéticos dermatológicos. Atualmente, com as modernas tecnologias, é possível rejuvenescer o rosto e o corpo longe dos centros cirúrgicos, em qualquer estação do ano. Entre as mais recentes novidades para garantir um rosto bonito, saudável, com menos rugas e flacidez, estão os bioestimuladores de colágeno, conhecidos como Radiesse, Sculptra e Ellansé. Essas tecnologias estão disponíveis na Clínica de Dermatologia Andrea Botto, no Hospital da Bahia.

A dermatologista Andrea Botto explica que os ativos mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, responsáveis por provocar uma leve reação inflamatória na pele, estimulando a produção de colágeno e novas fibras, que dão sustentação para a pele. “Os procedimentos são minimamente invasivos, rápidos e indolores, semelhantes à aplicação do ácido hialurônico. Utilizando uma microcânula fininha, com o objetivo de evitar inchaços, distribuímos o produto em pontos específicos da face. Além disso, tratamentos como o Ellansé e o Radiesse funcionam como preenchedores, substituindo técnicas mais clássicas”, conta a médica.

Os procedimentos minimamente invasivos – capazes de fazer a pele permanecer firme por mais tempo – são indicados para pacientes a partir dos 30 anos, idade que a produção de colágeno começa a diminuir. Os resultados são visíveis entre o terceiro e sexto mês, sendo que o estímulo da proteína pode acontecer até o 18º mês após a aplicação. A recuperação do paciente é rápida, possibilitando retorno ao trabalho no mesmo dia e realização de atividades físicas após 24h. Os tratamentos só devem ser realizados por dermatologistas e cirurgiões plásticos devidamente credenciados.