Inaugurada em janeiro, a clínica veterinária da AGES de Paripiranga/BA trouxe para os moradores da região novas possibilidades de assistência nesta área e está ampliando as ações para comunidade. O espaço oferece atendimento com preços diferenciados para pequenos animais de famílias de baixa renda com a realização de consultas de avaliação, procedimentos cirúrgicos simples e outros serviços com custo mais baixo. Podem solicitar o atendimento, os tutores que tiverem um rendimento de até um salário-mínimo e é necessário apresentar o comprovante de renda. Após consulta inicial, é feita uma avaliação para verificar se o tratamento se enquadra no programa de baixa renda. A clínica também realiza outras ações na área social e faz tratamento gratuito em animais de rua que são levados à clínica.

Outra novidade é o atendimento a campo para grandes animais como equinos, bovinos e ovinos, no qual uma equipe

se desloca para o local onde o animal se encontra e são realizadas desde consultas simples a procedimentos como casqueamento, avaliação de rebanho e até mesmo intervenções cirúrgicas. O preceptor vai a campo acompanhado dos alunos do curso para fazer a avaliação, respeitando todos os cuidados e normas de segurança como a utilização de EPI’s e distanciamento social. Segundo o médico veterinário e responsável técnico pela clínica, Lauman Gonçalves de Carvalho, “ampliamos nossos serviços para atender melhor a comunidade e implantamos a visita a campo que é um facilitador para muitas pessoas na região pois, caso não possam levar seus animais à clínica, podem contar com a avaliação e as intervenções necessárias sem precisar se deslocar. Esta também é uma excelente oportunidade de aprendizado para nossos alunos, que irão vivenciar uma possibilidade de atuação que é muito importante para o médico veterinário”.

Todos os serviços da clínica devem ser agendados com antecedência pelo WhatsApp (75) 99948-8739. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. O atendimento é feito por profissionais especializados, e o local também funciona como um campo de prática para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da AGES, que serão acompanhados pelos professores. Os tutores dos animais definem se desejam ou não que o atendimento tenha o apoio dos acadêmicos.