BIÓTIPO X SOMATÓTIPO
Muitos fazem confusão em relação esses dois termos e outros nem mesmo já ouviram falar a respeito, mas tentarei clarificar dentro das minhas limitações e bem sintetizado para vocês.
Quando perguntamos as pessoas principalmente aos musculadores, alunos e até mesmo “professores”: qual o seu biótipo? Logo ouvimos ectomorfo, mesomorfo, ectomesomorfo, mesoendomorfo… E logo vemos o equívoco, pois isso não é biótipo e sim Somatótipo (somas dos tipos) logo o biótipo é o que realmente somos e nossas tendências.
Na década de 40 foi desenvolvida uma técnica de classificação do corpo como ele está na atualidade, por ninguém mais que Willian Hebert Sheldon.
Sheldon dividiu o corpo em 3 partes:
Ectomorfo (magreza)
Mesomorfia (muscularidade)
Endomorfia (adiposidade)
Essa avaliação era feita por meio de uma somatocarta sendo um específico questionario ele classificava se era ectomorfo, mesomorfo e endomorfo ou genéticas misturadas.
Vamos analisar as 3 imagens expostas aqui:
como podem ver eu tenho a tendência a ser magro na imagem 1 sendo meu biótipo, porém não precisamos ser doutores para observar que o Somatótipo é bem passivo de mutação e logo ao entrar numa academia, fazendo dietas, suplementando meu físico foi modificando como nós vemos na imagem 2 e creio que se fosse avaliado dentro da tecnica do Sheldon meu Somatótipo, ou seja meu fisico atual na imagem 3 seria endomesomorfo.
Obs: pratique sempre atividade física e seja sempre orientado por um educador físico de qualidade, pois a sua saúde que esta em jogo.
Texto do Personal Club Set Guinho Black!