Acontece neste sábado (24), a primeira das duas etapas, o projeto RenovaçãoNuGueto – 10 anos Nova Era. Em meio a uma ocupação artística, realizada na Escola Municipal Hilberto Silva (Calçada-Liberdade), o projeto comemora os 10 anos do grupo com apresentações de Rap, Djing, Breakdance, Grafitti e um bate papo virtual. Esta etapa, em formato de live, traz a equipe do projeto, convidados e o grupo Rap Nova Era para falar sobre produção cultural em tempos de pandemia. A transmissão será realizada das 15h às 17h pelo canal oficial do Rap Nova Era no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCf5KFaebP230sKW3h2YSCLA) .

“A ideia é possibilitar aos jovens acesso à música e à arte nesses tempos de pandemia. O ‘RenovaçãoNuGueto – 10 anos Nova Era’ acredita nessas ferramentas para transformação de vida. Um exemplo para quem busca se afirmar na sociedade a partir de seus talentos artísticos. A Economia Criativa segue se reinventando e reafirmando a importância do fazer artístico para além do entretenimento”, afirma o produtor Germano Estácio.

O idealizador do projeto, Ravi Lobo, líder do grupo, reconhece a importância do Rap para sua sobrevivência e por isso, sempre esteve atento às causas sociais. “Um projeto desse traz uma sensação de alívio para a quebrada, tem o poder de evitar que a maioria das crianças que vai assistir se envolva no mundo do crime”, se orgulha, ao falar da sua comunidade, o Beco do Sabão, Liberdade. Moreno, também integrante do grupo, ressalta que ações como essas “servem para mostrar que o Rap não é só crime. É união, é família. É fortalecer a quebrada além de ficar só no discurso”.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, promovido pela Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.