Em tempos de pandemia, uma das preocupações das pessoas é o que fazer para fortalecer o sistema imunológico e com isso estar mais resistente a doenças, mas a adoção de hábitos saudáveis para ampliar o sistema de defesa do corpo precisa ser uma prática diária.
Estresse excessivo, higienização inadequada das mãos e dos alimentos, consumo exagerado de bebida alcoólica, cigarro e drogas, má alimentação, falta de cuidado com a qualidade do sono e sedentarismo são alguns dos fatores que prejudicam a ação de defesa do nosso corpo contra agentes agressores como vírus, bactérias e fungos.
“A imunidade sofre influência de fatores internos e externos, por isso é imprescindível que uma série de medidas sejam adotadas para ter um sistema imunológico fortalecido e uma vida mais tranquila” pontua a professora Gislene Novais.
O sistema imunológico funciona como uma proteção e nesse cenário de pandemia, estar com o a imunidade do organismo fortalecida é fundamental para uma melhor defesa em caso de contaminação. “É totalmente possível contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. Para isso é necessário abandonar velhos hábitos e adquirir muitos outros que irão ajudar a vencer essa guerra. Quando falamos de imunidade é preciso atenção redobrada, pois cada passo faz a diferença”, reforça Gislene.
Confira as 10 dicas de saúde que a professora Gislene preparou para turbinar o sistema imune.
1 – Respeite o seu momento de descanso. Desconecte-se de aparelhos eletrônicos pelo menos 1 hora antes de dormir. O sono reparador cuidará do seu sistema nervoso, controlará os hormônios e contribuirá para a recuperação do seu organismo.
2 – Beba água, sempre! Não espere sentir sede. Manter as vias aéreas umedecidas e os órgãos hidratados, faz o seu corpo funcionar melhor.
3 – Tome 15 minutos de sol por dia. É importante não usar protetor solar em alguma parte do corpo, como no antebraço por exemplo. Isto vai ajudar a aumentar seus níveis de vitamina D.
4 – Controle os níveis de estresse. O corpo em estresse constante fica susceptível a doenças infectocontagiosas.
5 – Evite álcool, cigarro e outras drogas. Quanto mais substância tóxica o seu corpo receber, menos ele conseguirá se defender.
6 – Cuide da alimentação. Invista no consumo de frutas cítricas como laranja, limão, tangerina, além de acerola, mamão, caju e morango, pois são fonte de vitamina C e tem papel fundamental no sistema imunológico.
7 – Aproveite para realçar o sabor dos alimentos e turbinar os sucos, além de garantir bom aporte de fitoquímicos com o uso regular de gengibre, açafrão da terra, própolis verde e mel natural.
8 – Alimentos verde escuros como brócolis, couve, rúcula e agrião não podem faltar. Além de vegetais e frutas amarelo-alaranjados ou vermelhos como damasco, manga, cenoura, abóbora, tomate e melancia. Estas opções são ricas em antioxidantes e devem ser consumidas, todos os dias.
9 – O alho, a cebola e o vinagre de maçã, são excelentes fungicidas.
10 – Uma alimentação balanceada contribui para a melhora da saúde intestinal. 70% das nossas células imunes estão presentes no intestino. Por isso evite produtos industrializados.
“Lembre-se, uma mudança isolada, não surtirá grande efeito, mas a junção de escolhas saudáveis para mudança de hábitos, irão lhe trazer qualidade de vida e a partir daí se prevenir ou recuperar será muito mais fácil”, conclui a professora Gislene.