O isolamento social, orientado por autoridades em saúde como medida para barrar o crescimento de números de casos de coronavírus, tem levado muitas escolhas a fecharem, temporariamente, as portas. Para minimizar os efeitos deste período, uma das principais estratégias é a construção de uma rotina de atividades para as crianças e para a família para as próximas semanas. Essa dinâmica se reflete também em cuidados com a saúde mental das crianças, alerta a neuropsicóloga Andréa Bahia, da Singular Medicina de Precisão.

O uso de uma tabela com horários e sequência de atividades pode trazer diversos benefícios, mas a profissional lembra que é importante levar em consideração que cada criança tem um perfil, e é preciso levar isso em consideração. Os benefícios da ação são muitos. Ela destaca: “Isso ajudará a criança a lidar com os sintomas de ansiedade e na regulação de emoções, vai ajudar na diminuição dos conflitos, por conta dos combinados e antecipações das atividades, ajudará no retorno às aulas, já que esta envolve uma rotina e vai garantir a estimulação cognitiva e aprendizado, se construída de forma equilibrada”.

Andréa sugere que a criatividade é a ferramenta aliada para este momento:

– Construa a rotina junto com a criança, usando material colorido (papel, lápis de cor, canetas, etc). A sua animação e motivação para construção desta rotina fará toda a diferença!

– Caso tenha sido enviado para casa atividades escolares, divida em partes, distribua entre períodos de 30, 40 ou 60 minutos, nos turnos da manhã e da tarde.

– Inclua atividades do interesse da criança, sendo que estas devem ser em momentos livres e mediados. Vamos aproveitar este momento para brincar junto com eles, você descobrirá muitas novidades.
Inclua atividades de cuidado com higiene pessoal, incentivando a autonomia da criança (escovar os dentes, tomar banho, se vestir).

– Inclua atividades de cuidados com a casa (forrar a cama, lavar o prato, guardar suas roupas, arrumar os brinquedos).

– Inclua novos jogos ou formas diferentes de jogar, mude a regra e terá um novo jogo.

– Abuse de jogos de tabuleiro, cartas, brinquedos de montar, quebra-cabeça.
Faça uso moderado de telas (tablets, TV, celular); proponha filmes e aproveite para estimular habilidades cognitivas com atenção e memória.

– Atividades que podem ser realizadas com supervisão: receitas para cozinhar (salada de fruta, sanduíche); escreva um livro com a criança (use ilustrações, desenhos, recortes); monte um álbum de família (use fotos de viagens, peça para a criança escrever o que aconteceu na foto); incentive ela a escrever e-mail e mensagens ou vídeos para os familiares e amigos neste período. Seja criativo!

– Inclua as refeições com horários de lanche;

– Mantenha horários para acordar e dormir, será importante no retorno. Tente manter a regularidade de segunda a sexta, sendo mais flexível no final de semana.

As atividades devem ser descritas de forma específica, para que a criança saiba exatamente o que será feito.