Ter um corpo saudável é tão importante quanto uma mente saudável e não há dúvidas de que ao cuidar de seu corpo, você está diretamente cuidando da sua mente, este é um trabalho interligado.
Para afastar toxinas e liberar o hormônio endorfina que provoca no cérebro sensações de relaxamento e bem-estar, a prática de exercícios físicos é um dos seus maiores aliados por lhe preparar para os momentos de lazer e descanso sem o acumulo do estresse.
Ajustar a rotina diária introduzindo atividades que busquem o equilíbrio entre a saúde física e mental, demanda planejamento e força de vontade. Ter em mente a necessidade de continuar este projeto, mesmo que durante ocorram descompassos (que são extremamente normais no começo) é o grande passo para uma vida de longevidade saudável.
O processo de continuidade faz com que você perceba claramente esta ligação direta entre sua disposição física e a sua tranquilidade mental, gerando uma relação de causa e efeito, entre disposição, vontade e tranquilidade.
Portanto, busque também incluir atividades que lhe sejam prazerosas e de relaxamento mental que promovam ao mesmo tempo alongamento físico.
Os alimentos também são influenciadores relevantes neste ciclo, um cardápio leve somam resultados em um projeto multidisciplinar de vida saudável.
Não existe idade para começar, está cientificamente comprovado que um estilo de vida ativo em adultos está associado à redução da incidência de várias doenças crônico-degenerativas, assim como a uma redução da mortalidade cardiovascular.
Em crianças e adolescentes a atividade física rotineira contribui para melhorar o perfil metabólico, reduzindo a prevalência de obesidade. Uma criança educada para a prática de atividade física tem uma chance maior de se tornar um adulto ativo. A atividade física na infância e adolescência leva ao estabelecimento de uma base sólida para a uma melhor qualidade de vida, diminuindo a prevalência do sedentarismo na idade adulta.
Estudos comprovam que a prática de atividade física leva a uma estimulação que contribui para a preservação de várias funções cognitivas em idosos com Doença de Alzheimer. Além disso influencia na conservação do metabolismo ósseo, e por este motivo vem sendo indicada no tratamento e prevenção da osteoporose.
Os benefícios para a saúde como um todo de uma vida ativa estão presentes em todas as fases da vida. Devemos liderar pelo exemplo, educando e estimulando as nossas crianças e idosos para à prática de atividade física. Nunca é tarde para começar.
Por Indra Soares