A CASACOR Bahia chega à sua vigésima quarta edição esse ano e, no time de arquitetos e designers que fazem parte da história do evento, um tem especial relação com a mostra. É o arquiteto David Bastos. Tendo participado de 16 edições, ele foi responsável pelo masterplan em cinco edições e agora parte para o sexto.

 

Masterplan, para os não-familiarizados, é o nome que se dá ao projeto geral do espaço, elaborado para garantir sua melhor ocupação e aproveitamento. “Para mim assinar pela sexta vez o masterplan da CASACOR Bahia é sinônimo de prestígio. Estou muito feliz”, comemora o arquiteto.

 

Para refrescar a memória, o masterplan da mostra levou a assinatura de David nas edições de 1998 (no Trapiche), 1999 (no Porto da Barra), 2002 (Pituba), 2010 (no Morro Ipiranga) e em 2017 (Barra). Com essa expertise acumulada, David afirma que para desenvolver um masterplan, algo fundamental é funcionalidade.

 

“É necessário compreender o objetivo de cada espaço para oferecer a melhor utilidade”, conta ele que tem defendido a bandeira dos espaços usáveis ao longo de sua carreira. Para a edição que acontece até 11 de novembro, o arquiteto revela que preparou um masterplan especial para valorizar a localização do evento.

 

Esse ano, a mostra ocupa pela segunda vez a Chácara Baluarte, um charmoso casarão histórico datado do século XIX e localizado no Santo Antonio Além do Carmo, com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos. “Pensamos num masterplan para proporcionar conforto aos visitantes. Quem passar pela CASACOR Bahia esse ano pode esperar espaços bem distribuídos e voltados para a contemplação da paisagem no entorno”, observa.