Quem possui pele negra sabe que os cuidados devem ser reforçados, principalmente levando em consideração a escolha de produtos e tratamentos estéticos adequados. Como a pele negra tende a produzir mais oleosidade, os cuidados devem ser diários, com uso de produtos sem óleo na composição, sabonetes que removam o excesso de oleosidade e protetor solar para evitar manchas.
De acordo com a dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Bahia (SBD-BA), Dra. Maria Elisa Alves Rosa, dentre os cuidados cotidianos propostos, estão a higienização com sabonetes adequados, o uso dos já consagrados antioxidantes, como as Vitaminas C e E, a aplicação do filtro solar, sem esquecer da hidratação da pele do rosto, do corpo e dos cabelos. Tudo isso sob a orientação de um médico dermatologista.
Os cabelos também merecem cuidados especiais. Os cabelos da pessoa negra são constitucionalmente mais finos, secos e quebradiços, muito delicados e sensíveis aos danos produzidos por penteados e tratamentos cosméticos, como alisamentos, chapinhas e tinturas. Então, devemos ter atenção a produtos com função hidratante, umectante e reconstrutora.
Muitas pessoas têm a falsa impressão de que não existe a necessidade de uso do filtro solar. No entanto, a dermatologista chama a atenção para a importância do uso do produto, com o intuito, não só de evitar a formação de manchas, como, principalmente na prevenção do câncer de pele.
“O uso regular do filtro vai prevenir o aparecimento de manchas, sendo a base de qualquer tratamento dermatológico. Já no caso de pacientes com melasma, recomendamos o uso de protetor solar com pigmentos, com efeito base. Isto porque, além de reforçar a proteção, eles ajudam a camuflar as manchas, trazendo mais conforto enquanto a pele é tratada”, explica a dermatologista.
Com a proximidade do verão, acende-se o alerta para os cuidados na estação mais quente do ano. “É importante reforçar o uso do protetor solar, retocando-o duas vezes ao dia. É indicado também lavar a face pela manhã e no período da noite, utilizando um sabonete específico para a limpeza”, aponta. Quanto aos cabelos, o mais indicado é o uso de chapéus e bonés. Segundo a especialista, também é recomendado o aumento da ingestão de água, ingerindo a quantidade mínima de dois litros ao dia.