Bandeirinha, corrida de saco, amarelinha, baleado, pega vareta… Essas são apenas algumas das brincadeiras que irão agitar a criançada do Bairro da Paz no próximo dia 20 de maio. A iniciativa, realizada pela Santa Casa da Bahia, irá tomar conta do Programa Avançar e da rua em frente ao espaço, numa forma de valorizar a importância do brincar e promover atividades recreativas para a comunidade. O Dia de Brincar, que acontece no sábado, das 9h às 12h, ainda contará com corte de cabelo masculino e penteados femininos, além da oferta de serviços no Balcão de Justiça e Cidadania do Programa Avançar.

 

“Brincar é essencial para o desenvolvimento da infância. É a partir da brincadeira que a criança socializa, interage, aprende regras e faz descobertas. Não se pode desassociar o brincar da criança. Por essa mesma razão, o brincar é a base das atividades da Educação Infantil. Ao brincar, a criança também aprende as possibilidades e os limites do próprio corpo”, explica Roberta Martins, pedagoga da Santa Casa da Bahia. Ela informa ainda que o evento será repleto de ludicidade e resgate aos valores da infância, com foco na importância do brincar para a formação da personalidade da criança.

 

Quem comparecer ao evento poderá participar de oficinas de massinha, jogos, contação de história, pintura de rosto, dramatização e jogos eletrônicos. As crianças também vão participar de brincadeiras de rua, como elástico, morto-vivo, corrida de saco, jogar gude, brincar com bambolê, empilhamento de bacias, corrida de tampinha, corrida de pneu, entre várias outras coisas.

 

O Dia de Brincar também é aberto aos adultos e Roberta destaca que o brincar deve estar além da infância. “Com a idade adulta, a gente deve substituir a brincadeira pelas coisas que nos fazem bem. Todos devem ter sempre essa conexão com o brincar. Se todos tivessem essa vivência, os adultos não sofreriam tanto com estresse como sofrem hoje”.

 

PROJETO AVANÇAR

PROJETO AVANÇAR