A Organização Internacional TETO realiza, neste sábado (13) e domingo (14), o evento de imersão Escutando Comunidades (ECO). O objetivo é ouvir as demandas e prioridades de moradores da comunidade Paz e Vida, na Mata Escura, e do Quilombo Kingoma, em Lauro de Freitas. Dessa forma, a organização pretende estabelecer bases sólidas para a definição de projetos que serão desenvolvidos em conjunto com os habitantes de cada localidade.

Luã Lessa, gestor da TETO na Bahia, comemora a participação dos jovens voluntários nas atividades: “Vamos celebrar o dia deles, 13 de abril, de forma solidária. A ideia é que o voluntariado sirva como um grande ‘megafone’ da divulgação da negação de direitos que existe nas comunidades precárias”.

O ECO é um processo de diagnóstico comunitário participativo realizado através da aplicação de enquetes com perguntas sobre educação, trabalho, saúde, moradia e comunidade, entre outras, possibilitando, assim, o levantamento de dados socioeconômicos.

Cerca de 100 voluntários e 150 famílias vão participar da atividade. Em 2018, as comunidades Vila Esperança (Pau da Lima), Bosque Imperial de Inema (Paripe), Morro do Pé Preto (Nordeste de Amaralina) e Acampamento Che Guevara (Dias D’Ávila) também foram visitadas e passaram por intervenções a partir das informações levantadas.

É possível se tornar voluntário da TETO e contribuir para a manutenção das ações da organização. Para mais informações, basta acessar o site: www.teto.org.br.