Especialistas e líderes de diversas partes do Brasil e do mundo se reúnem no próximo dia 15 de setembro na capital baiana para pensar em soluções e estratégias para o Centro Histórico de Salvador. O evento tem a programação inteiramente gratuita e acontece a partir das 9h na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Largo Terreiro de Jesus. Com o tema “Centros Históricos: o desafio da governança”, a iniciativa conta ainda com exposição interativa até o dia 30 de setembro.
Composta de diversas palestras e mesas de debate, a programação conta com a participação do diretor da Agência Catalã de Turismo para América do Sul, Joan Romero. Barcelona, onde o especialista atua, é um dos destinos mais visitados do mundo, ao aliar modernidade com a tradição do seu patrimônio histórico. Durante o seminário, Romero vai mostrar como o plano estratégico da cidade e também o turismo foram pontos fundamentais para Barcelona continuar inovando até hoje.
Sobre Joan Romero
Diretor da Agência Catalã de Turismo para América do Sul, Joan Romero é licenciado em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Barcelona e pós-graduado em Direção de Marketing pela Escola de Negócios ESADE. Possui ampla experiência nos setores de turismo público e privado e já foi diretor da oficina do Reino Unido para a Catalunha entre 2001 e 2005.
Lisboa e Paraty
A programação ainda inclui a participação de Branca Neves, arquiteta e diretora de Projetos da Direção Municipal de Economia e Inovação da Prefeitura de Lisboa, considerada Região Empreendedora da Europa em 2015, e de Mauro Munhoz, diretor-presidente da Casa Azul, organização realizadora da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), cidade premiada em 2015 pelo Ministério do Turismo como destino turístico que mais evoluiu em temas como monitoramento e economia local.
“Queremos conhecer o que foi aplicado em outros lugares para podermos traçar um caminho de sucesso para o nosso Centro Histórico”, afirma a superintendente do Instituto Antonio Carlos Magalhães (IACM), Claudia Vaz, responsável pela organização do evento.