Que tal aprender mais sobre um dos grandes nomes da música e da literatura de maneira divertida? Dezessete educadores da Escola Colibri, em Embu das Artes, em São Paulo, participam do Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador”, dirigido pela cantora, pesquisadora e regente Dani Mattos. Serão três encontros virtuais com duração de duas horas, nos dias 4, 13 e 20 de agosto, às 15h.

De acordo com a regente Dani Mattos, o intuito da Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador” é dar profundidade à figura desse poeta que foi muito atuante no cenário artístico brasileiro e fazer um apanhado de sua extensa produção, seja como poeta, crítico de cinema, compositor, letrista, cronista. “Durante as oficinas, os educadores vão poder compartilhar poesias e músicas de Vinícius de Moraes, e também aprender como organizar um sarau com seus alunos ”, explica a regente.

Oficinas como essa servem de estímulo para que os educadores levem cada vez mais para as salas de aula a riqueza da linguagem poética. Várias pesquisas apontam a importância da poesia e da música de qualidade desde os primeiros anos escolares, para estimular a imaginação e melhorar a escrita. O poeta Vinícius de Moraes possui uma imensidão de poesias e músicas que podem ser usadas também na educação infanto-juvenil. A pequena Sophia, de quatro anos, já é fã de Vinícius de Moraes e gravou um vídeo para as redes sociais da regente cantando a sua música preferida do poetinha “A Casa”. “Um dos objetivos deste trabalho é o envolvimento das famílias nas cantorias e leituras das obras do poeta”, afirma Dani Mattos, que além da Oficina voltada para educadores, mantém um sarau mensal aberto ao público.

Para a orientadora pedagógica da Escola Colibri, Luciana Santos, o objetivo da equipe pedagógica em participar da Oficina virtual “Vinícius, o poeta amador” é ampliar o olhar cultural, estimular que os educadores conheçam mais sobre o poeta , participem e compartilhem práticas desenvolvidas na escola. A Escola Colibri atende 166 alunos , de ensino infantil e fundamental.

A educadora Noemi Fortunato que já participou de um dos saraus da regente Dani Mattos, agora vai prestigiar a oficina. “Participar do sarau poético, poder ouvir e apreciar diferentes apresentações e conhecer ainda mais o repertório de Vinicius de Moraes foi uma experiência muito bacana. Tomei coragem e apresentei a música “A casa”, tocando as notas na escaleta, fiquei feliz e agradecida com os elogios”, contou ela.