Oito dos principais festivais de música tropical brasileira se unem no ‘Devassa Tropical Ao Vivo – O Festival dos Festivais’ para apoiar profissionais da cena musical, em quatro dias de lives, de 30 de abril a 3 de maio, com 34 shows de todo o Brasil. O Festival Radioca representa a Bahia e traz em sua escalação Anelis Assumpção e Curumin, Teago Oliveira, Mallu Magalhães e Josyara, abrindo a programação do evento online, no dia 30, a partir das 17h, no canal da Devassa no YouTube (www.youtube.com/devassa).
A iniciativa reage aos impactos causados pela pandemia da Covid-19 na indústria da música, em que a interrupção de espetáculos por tempo indeterminado afeta diretamente as possibilidades de trabalho e, consequentemente, a remuneração de milhares de profissionais dos bastidores que fazem grandes eventos como este acontecerem. Os festivais Bananada (GO), Carambola (AL), DoSol (RN), GTR (PE), Sarará (MG), Se Rasgum (PA) e Wehoo (PE) completam o time de porta-vozes dessa proposta, idealizada pela marca do grupo HEINEKEN, que vai direcionar recursos e também promover uma campanha de doações, “Unidos Pela Música Brasileira”, viabilizando a ajuda direta do público por meio da plataforma Sympla. A arrecadação será distribuída aos membros das equipes dos festivais envolvidos e a redes respaldadas de técnicos de som, roadies, fotógrafos, videomakers, produtores, carregadores, profissionais de limpeza etc.
Sob o posicionamento Tropical Transforma, Devassa enaltece a criatividade transformadora do brasileiro, que é o maior símbolo do que é ser tropical. “Com o festival ‘Devassa Tropical Ao Vivo’, estamos mostrando que, mesmo em um momento delicado como este, estamos fortes e mais unidos que nunca, apoiando a cena musical brasileira independente para que continue exaltando grandes artistas”, revela o gerente de marketing da marca, Gabriel D’Angelo Braz, que destaca também o motivo que levou a marca a criar o projeto: “Devassa já era parceira desses festivais e viu a necessidade de suportá-los nesse momento em que mais precisam. Sabemos da importância dos eventos para as regiões onde atuam e encontramos uma maneira diferente de viabilizá-los, garantindo renda para músicos, produtores, técnicos e todos aqueles que fazem o show acontecer”.
A apresentação dos shows fica a cargo do DJ, radiomaker e diretor artístico Patrick Tor4, promovendo interatividade com os artistas e com o público. O apresentador também está à frente do Podcast Tropical Transforma de Devassa, iniciativa que dá voz a personagens da música tropical brasileira, disponível no Spotify.
Programação ‘Devassa Tropical Ao Vivo – O Festival dos Festivais’
Em www.youtube.com/devassa
Dia 30/04
17h – Festival Radioca
[Josyara + Mallu Magalhães + Teago Oliveira + Anelis Assumpção e Curumin]20h – Festival GTR
[Mestre Anderson Miguel + Tagore + Lia de Itamaracá e DJ Dolores + Shevchenko e Elloco]Dia 01/05
17h – Festival Wehoo
[Flaira Ferro e Biarritz + francisco, el hombre e Luê + Pitty + Marcelo Falcão]20h – Festival DoSol
[Plutão Já Foi Planeta + Luísa e Os Alquimistas + Potyguara Bardo + Heavy Baile]Dia 02/05
17h – Festival Carambola
[Zeca Baleiro + Ana Cañas + Wado e Mopho + Chico César]20h – Festival Se Rasgum
[André Abujamra e Marisa Brito + Jards Macalé + Keila + Larissa Luz]23h – After Party Devassa
[Tropkillaz]Dia 03/05
17h – Festival Sarará
[Mariana Cavanellas + Luccas Carlos + Luedji Luna + Rael]20h – Festival Bananada
[Felipe Cordeiro + Boogarins + Tulipa Ruiz + Liniker e Os Caramelows]23h – After Party Devassa
[Baile Tropical]