Para despertar nos alunos a importância de preservar e cuidar de áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade, o Villa – Campus de Educação tem realizado ações dentro do EcoVilla. O espaço, com 570 m², está sendo utilizado para a prática de aulas ao ar livre e proporcionando aos estudantes de todas as idades uma maior vivência com a natureza. Um dos objetivos é tornar os estudantes corresponsáveis pela conservação do meio ambiente e sensibilizá-los para a importância do plantio e manutenção das áreas verdes.
Um estudo realizado no ano passado, pelo Centro para Pesquisa em Epidemiologia Ambiental (Creal), de Barcelona, na Espanha, mostra que instituições de ensino com áreas verdes, ou próximas a este ambiente, são capazes de melhorar o desempenho acadêmico das crianças em até 5%. A análise foi feita com 2.593 alunos entre sete e 10 anos de idade. “As escolas têm um papel fundamental na disseminação da preservação ambiental e nosso maior objetivo é tornar nosso aluno um cidadão consciente do seu papel na comunidade em todos os segmentos, inclusive com relação a sustentabilidade”, revela Alexandre Marins, diretor pedagógico.
O EcoVilla, que ganhou esse nome através de uma votação que contou com a participação ativa dos alunos, é cercado por fruteiras em desenvolvimento, como mangueira, caramboleira, aceroleira, jaqueira, entre muitas outras. Também foram criados cinco canteiros onde são produzidos hortaliças, vegetais, temperos e ervas medicinais. “Estamos estimulando os alunos a acompanhar e ajudar na plantação e manutenção dessas plantas, que já são colhidas e utilizadas em aulas sobre alimentação saudável”, revela Marins.
O espaço é bem aproveitado. Teatro infantil e contação de histórias são realizadas dentro do EcoVilla. Os alunos do ensino fundamental e médio construíram o Regulamento de Uso. Crianças e adolescentes aprovaram as regras que norteia a convivência harmoniosa entre homem e natureza.
Cores e Sons
Um grande viveiro com pássaros de várias espécies compõe as cores e os sons desse local. São Calopcitas, Jandaias do Sol, Marianinhas de Cabeça Amarela e Canários, além de alguns mais raros, como Diamante Gould, Araçari Poca e Loris Arco Íris. A criação dos pássaros está sendo realizada em conformidade com a portaria 117, de 15/10/97, do IBAMA. Os alunos ainda podem contemplar uma pequena cascata em pedras naturais e espelho d’água com peixes. “O EcoVilla se integra à visão do Villa ao utilizar espaços físicos como suporte para promover a aprendizagem. Além disso, o espaço cumpre uma recomendação do Governo Federal para que as instituições de ensino invistam em áreas verdes”, reforça Alexandre Marins, diretor pedagógico.