No próximo sábado, dia 08 de abril, a Livraria Saraiva do Shopping da Bahia recebe PJ Pereira para o lançamento de seu novo romance “A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa”, a partir das 16h. Com uma linguagem ágil, quase cinematográfica, o escritor volta à cena agora com uma história sombria, violenta e por vezes engraçada do despertar de Pilar da Anunciação, – a grande vilã de sua trilogia Deuses de dois mundos – uma mulher que, conforme relatos, foi anunciada pelos anjos como a nova Messias.

A ideia para o livro, segundo o autor, surgiu assim que ele terminou o terceiro livro da trilogia. “Pilar da Anunciação, foi a personagem que mais me fascinou ao escrever “Deuses de dois mundos”. Mas ela já chegava na história pronta em sua vilania. Então, assim que eu terminei o livro da morte, que encerrou a trilogia, eu comecei a imaginar o que poderia levar alguém a ser daquele jeito. O livro foi escrito porque eu precisava saber de onde ela tinha vindo”, explicou. Apesar dessa superposição de personagens, porém, o novo livro é uma história independente, ou seja, sua leitura não está atrelada à leitura dos livros anteriores.

A história em “A Mãe, a Filha e o Espírito da Santa” começa na cidade maranhense de Codó, onde nasce Pilar, filha de uma mãe de santo do Terecô. De lá, segue rumo a Brasília, onde conhece o misticismo new age e as igrejas evangélicas, e chega a São Paulo para se tornar a líder espiritual mais poderosa do país.

Para compor a personagem, PJ foi atrás de relatos e experiências de gurus carismáticos de vários lugares do mundo. “Estudei gente como os líderes religiosos Jim Jones (criador do culto Templo dos Povos, que promoveu um suicídio em massa em Jonestown, em 1978), Charles Manson (condenado pelos assassinatos Tate-LaBianca) e L. Ron Hubbard (criador da Cientologia). Conversei com vítimas de abusos e ex-membros de diversos tipos de organizações que promoviam reforma de pensamento e controle através de crenças místicas e religiosas.”, comentou.

unnamed-3