“Porque um espaço de negócios tem que estar engessado em um modelo de escritório comercial?” Este foi o mote que serviu de ponto de partida para a designer de interiores Grazi Costantino traçar o projeto do Birô de Negócios Araucária, um dos três ambientes no Casarão da Casas Conceito que funcionam como escritórios, mas com personalidade, charme e sem a seriedade que na maioria das vezes caracteriza os ambientes corporativos. Os outros dois espaços são o Home Office Jambeiro, criado pela arquiteta Amélia Castro, e o Home Office Amendoeira, saído do escritório Biglia & Moinhos, das arquitetas Claudia Biglia e Giselle Moinhos. Conheça um pouco de cada um desses projetos!
Birô de Negócios Araucária
O Birô de Negócios Araucária foi criado pela designer Grazi Costantino para receber interessados em adquirir móveis, objetos e obras de arte que estão à venda desde o primeiro dia do evento. “Quis trazer essa ideia de um espaço com cara de casa, onde as pessoas pudessem se sentir mais à vontade e ter um sentimento de confiança na hora de fechar uma compra”, contou . “Também rompi com a ideia de cores sóbrias e monocromáticas. Trouxe a influência do vermelho que ativa os negócios e a prosperidade, o dourado que remete à riqueza, e os tons terrosos que proporcionam vitalidade e dinamismo alargando a mente para novas ideias”, explicou.
Home Office Jambeiro
Originalmente o banheiro de uma suíte, o espaço se transformou no Home Office Jambeiro pelas mãos da arquiteta Amélia Castro que, no projeto, homenageou o marido, homem ligado à história, cultura, letras e artes, que ao longo do tempo desenvolveu o gosto pelo colecionismo. Amélia lançou mão de materiais fortes como a madeira, o couro e o concreto, elaborado na obra em revestimento de parede de 2cm. Dentre as peças poderosas do ambiente, estão a mesa de alumínio e vidro laranja, a poltrona de couro metalizado e uma coluna de madeira do séc. XVII, além de diversos relógios antigos.
Home Office Amendoeira
Com a proposta de criar um refúgio para uma mulher madura, já estabilizada e buscando um pouso acolhedor após anos de trabalho, as arquitetas Claudia Biglia e Giselle Moinhos idealizaram o Home Office Amendoeira. “Trouxemos para o espaço o amor pela arte, presente na coleção de figuras femininas do pintor Floriano Teixeira, na seleção de livros de arte e de literatura utilizados no ambiente, no desenho dos móveis, como a escrivaninha Quilombo, que tem design do arquiteto Arthur de Mattos Casas e que remete ao antigo mobiliário da fazenda dos avós de Giselle”, explica Claudia.”