O termo ‘Chip da Beleza’ tem sido cada vez mais divulgado e associado à uma solução imperdível que promete limpar as celulites, definir a musculatura, acabar com a menstruação e os seus incômodos e ainda aumentar a libido. Mas, cuidado! De acordo com o ginecologista da Clínica Elsimar Coutinho, Dr. Luiz Carlos Calmon, as pacientes devem ter cautela na hora de optar pelo tratamento, considerando apenas os seus possíveis benefícios estéticos.

“A palavra ‘chip’ torna o produto vulgar. Na verdade, estamos falando sobre um Implante Hormonal com o hormônio Gestrinona, que possui uma indicação bem determinada para uso médico. Ou seja, não é próprio para fins relacionados à estética e sim para contracepção ou tratamento de doenças decorrentes do ciclo menstrual”, esclarece o especialista.

A associação do tratamento hormonal aos resultados estéticos vem da divulgação do produto por celebridades que optaram pelo implante e, claramente, obtiveram resultados refletidos em sua aparência. O médico explica que pacientes que se alimentam de forma correta e praticam exercícios regularmente podem realmente identificar algumas alterações na silhueta.

“É possível que o tratamento promova aumento da massa muscular e elimine celulites em pacientes que já são magras e tenham hábitos de vida saudáveis, mas jamais emagrecerá uma paciente com sobrepeso, por exemplo”, explica Calmon, destacando que o apelido que o implante recebeu torna o produto atraente, mas leva às pessoas a uma conclusão equivocada sobre a sua real funcionalidade.