O professor e diretor executivo de Governança e Conformidade da Petrobras, Rafael Mendez Gomes, convidado pelo professor e coordenador do curso de pós graduação de Compliance da Faculdade Baiana de Direito, José Guimarães, irá discutir compliance à luz da governança, nesta sexta (05), a partir das 19h, na sede da faculdade, localizada na rua Dr. José Peroba, no Costa Azul.
O sócio e presidente do conselho de administração da mantenedora da Faculdade Baiana de Direito, Francisco Salles, será o responsável pela a abertura do encontro que, além de marcar o início das aulas do curso de Pós-Graduação de Compliance, Governança e Riscos, tem o objetivo de apresentar, à luz da experiência prática, a importância da Governança, vista com foco no sistema de integridade e compliance, com as ferramentas e disciplinas de implantação, controles de risco para manutenção da reputação no mundo corporativo.
O curso apresenta uma visão ampla e profunda do tema, com enfoque prático, adequado à demanda de profissionais, empresas, organizações, órgão públicos, instituições e estudantes que desejam se capacitar para atuarem nessa área profissional nova e tão promissora, aprendendo a implementar, na prática, bons programas de Compliance.
Para José Guimarães, compliance significa estar de acordo com a lei, ética e integridade, códigos e procedimentos, com a finalidade de prevenir, detectar e punir atos ilegais, antiéticos e de má gestão.
“Mas, essencialmente, porque é bom para a empresa em todos os sentidos, mitigando os riscos reputacionais, financeiros e existenciais, gerando uma gestão diferenciada, de credibilidade, economicidade, transparência e longanimidade para a empresa.”, afirma o coordenador do curso de pós graduação em Compliance.