A bailarina e proprietária da Escola Contemporânea de Dança, Fatima Suarez, realiza a XII Jornada de Dança da Bahia que acontecerá no formato presencial entre os dias 11 e 15 de novembro, no Teatro Castro Alves e na Praça 2 de Julho (Largo do Campo Grande). Com lema “Quem não experimentar, não entenderá copiando”, frase da dançarina e coreógrafa Isadora Duncan (1877-1927), a Jornada de Dança da Bahia chega à sua 12ª edição. Desde 2005, quando foi criado por Fatima, o festival vem se consolidando como um espaço importante e representativo na difusão de espetáculos e nas atividades de formação e trocas artísticas, dentro do cenário da dança moderna e contemporânea na Bahia e no Brasil. A programação completa e informações sobre ingressos podem ser acessadas no site: www.jornadadedanca.com.

Além da mostra artística de 6 (seis) espetáculos distribuídos durante os cinco dias de evento, a programação da Jornada de Dança da Bahia contará também com oficinas, residência artística, atividades de formação (workshop) e o VIII Fórum de Educadores de Dança, reunindo uma rede de professores de dança do Brasil , em um continuado processo de aperfeiçoamento de suas atuações no ensino da dança . O segundo dia da Jornada será destinada às apresentações dos grupos de dança selecionados através de uma convocatória para a Mostra INVEX – INVente EXperimente.

Todas as atividades serão presenciais, respeitando todos os protocolos de segurança contra a COVID-19 e os decretos da cidade e do Estado da Bahia. “O aprendizado da dança precisa fundamentalmente de espaço para acontecer. Por mais que tenhamos nos adaptado a atividades on-line , nada substitui a presença física e a liberdade de locomoção no espaço que a dança necessita. Será um lindo momento, portanto, de reencontro e liberdade de expressão”, afirma Fátima Suarez.

Sobre Fatima Suarez: Fatima é diretora do Mantra Centro de Dança, graduada em dança na Universidade Federal da Bahia. Especializou-se em dança moderna e coreografia na London Contemporary Dance School e no Laban Center of Movement, na Inglaterra. Em 1986, ela fundou a Mantra Cia de Dança na Bahia. De 1992 a 2021, Fatima estabeleceu um intercâmbio permanente entre a Isadora Duncan Dance Foundation (IDDF), dirigido por Lori Belilove e a Escola Contemporânea de Dança (ECD), instituição que ela fundou em 1990. Em 2005, a dançarina criou a “JORNADA DE DANÇA DA BAHIA” e em 2008 a “Formação Itinerante de Professores de Dança”, projetos para discutir a dança e educação, com inspiração no legado de Isadora Duncan, através de intercâmbios com agentes de todo o Brasil e do exterior.

A XII Jornada de Dança da Bahia tem patrocínio da Termonorte, através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Mantra Centro de Dança e realização da Escola Contemporânea de Dança e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.