02 de fevereiro é dia de uma das festas mais populares da Bahia e do Brasil. No Restaurante Solar Rio Vermelho, essa tradição se renova ano a ano através de shows e apresentações musicais inéditas. Em 2019, a cantora e compositora Mariella Santiago, o Grupo Recôncavo Experimental e Marcelo Brasil com Bateria de Rua animam a “Festa de Iemanjá no Solar”. Nesse clima, o cardápio da Chef Andréa Nascimento oferece ao público uma deliciosa Feijoada de Frutos do Mar e a sua tradicional Maniçoba, além de um drink de boas-vindas, intitulado Odoyá, nome da saudação à orixá.
A concentração começa às 10h, quando os devotos e simpatizantes de Iemanjá podem depositar suas flores, presentes e oferendas (ecológicas, de preferência) num balaio especialmente criado pelo artista plástico e cenógrafo Celestino Sobral, que também assina a decoração da festa. Em seguida, um cortejo segue até a prainha da Fonte do Boi, mesma rua em que se localiza o Restaurante Solar.
Para o dia, Mariella Santiago preparou um repertório com músicas que homenageiam a rainha do mar, canções de Fela kuti, samba, funk, ijexá, maracatu e outras de sua autoria. “A festa vem se transformando num grande festival de música, com participação de artistas da terra e convidados de todo o Brasil. “É lindo tocar no dia 2. É uma atmosfera leve, luminosa, a gente canta e dança pra celebrar esse encontro com a força das águas. Do primeiro show que fiz na festa, na Fonte do Boi, há uns 10 anos, muita coisa mudou. Atualmente a música está presente na festa de um jeito mais profissional, sem perder a espontaneidade que é a marca das festas populares, dos shows de rua”, descreve a cantora.
Na programação, o grupo Recôncavo Experimental, idealizado pelo baixista Gustavo Caribé, abre as suas portas para as Chulas do Recôncavo, alicerçado a um repertório de músicas autorais, trazendo em sua bagagem a riqueza das cantigas populares e releituras dos grandes compositores do gênero, como Roberto Mendes, Riachão e Raimundo Sodré.
Completando a celebração, Marcelo Brasil comanda o projeto Bateria de Rua com o show “Ritmus para Yemanjá”, acompanhado dos bateristas Alexandre Costa e Lucas Pereira.
Com o cardápio da chef Andréa Nascimento, o Solar tem sua marca reconhecida pela qualidade no atendimento e foi eleito pela Revista Veja Comer e Beber Salvador por 08 anos consecutivos como um dos destaques gastronômicos de Salvador, além de ser destaque no Guia 4 Rodas e no Bahia International Guide. No menu, criações exclusivas e deliciosas, como petiscos, frutos do mar, risotos, pastas, filés, saladas e crepes – além de sanduíches e deliciosas sobremesas. O Solar Rio Vermelho conta com parceria com o Estacionamento do Hotel Mercure, onde o cliente paga valor diferenciado pela hora estacionada.