A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 6 a 8 de outubro (sexta-feira a domingo), o festival Anima Mundi, reconhecido como um dos mais importantes festivais de animação do mundo. Os baianos poderão conferir gratuitamente a versão itinerante do festival, que já está na sua 25ª edição.
No dia 6 de outubro (sexta-feira), às 20:00, será realizada a abertura do evento, que fará um apanhado dos filmes que serão exibidos durante o festival. Na noite de abertura, entre outros filmes, serão exibidos os grandes vencedores do Anima Mundi dos dois últimos anos: o filme “Projeto do Meu Pai”, da diretora brasileira Rosaria, vencedor em 2016, e “Negative Space”, produção francesa vencedora da edição 2017 do prêmio.
Já nos dias 7 e 8 de outubro (sábado e domingo), será exibida uma seleção de filmes, com o melhor do que foi apresentado na versão integral do Anima Mundi nos últimos anos. Diariamente, serão três sessões, às 15h, 17h e 19h, com exibição de 49 filmes e duração aproximada de uma hora, cada, nas quais o público terá um amplo painel do que vem sendo produzido no Brasil e no mundo em termos de animação.
Todas as atividades do festival ocorrem na CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. A programação completa e classificação indicativa dos filmes do Anima Mundi podem ser conferidas nos sites www.caixacultural.gov.br e www.animamundi.com.br.
Oficinas para o público infantil:
A edição da CAIXA Cultural Salvador do festival conta com oficinas gratuitas voltadas ao público infantil. O workshop de Massinha acontece na sexta (6) e no sábado (7), das 13h às 19h, indicado para maiores de 8 anos. Os participantes criarão roteiros e confeccionarão personagens animados em um cenário de fundo infinito.
Já no sábado (7) e domingo (8), na oficina Pixilation, os participantes vão criar uma história, se fantasiar e fazer poses que serão fotografadas uma a uma. A oficina é recomendada para maiores de 6 anos e acontece das 13h às 19h. Ambas as oficinas são gratuitas e o critério de seleção será o da ordem de chegada. Serão ofertadas turmas rotativas, a cada intervalo de 30 minutos, cada uma com capacidade para 20 pessoas.
Anima Mundi itinerante:
Realizado regularmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, que recebem a programação completa de filmes, o Anima Mundi ganhou itinerância pela primeira vez em 2016, realizando versões reduzidas do festival em unidades da Caixa Cultural. Em 2017, após passar por Salvador, o festival segue para exibição na CAIXA Cultural Fortaleza, de 27 a 29 de outubro.