O fim de semana foi marcado pela 1ª edição do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos. Sediado no Passeio Público – Campo Grande, o projeto trouxe ao longo do sábado (30) e domingo (1), palestras, workshops, performances artísticas, ações sustentáveis, debates e cozinha demonstrativa, sempre com a intenção de fomentar a cultura baiana e reconhecer os saberes dos 18 municípios interligados pela Baía de Todos-os-Santos, valorizando potencial do turismo cultural na região.
Realizado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo – SETUR e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo Bahia (Prodetur Bahia), e produção do consórcio GKS/DAVENTURA, o evento reuniu ao logo dos dois dias, mais de 2 mil pessoas que se dividiram entre as programações do Núcleo de Conhecimento, Território BTS, Tenda das Manifestações, Cozinha BTS, Quiosque Vivências e Praça de Alimentação.
“O festival trouxe a Salvador uma síntese inspiradora da cultura existente na Baía de Todos-os-Santos, que se traduz em importante atrativo turístico da região. Tivemos um grande público desfrutando e conhecendo a oferta turística existente nos 18 municípios que fazem parte da Baía de Todos-os-Santos”, garante o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco.
Em clima de cidadania, empreendedorismo e valorização cultural, o Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos reuniu grupos produtivos, comerciantes, empresários, artistas e lideranças, adotando boas práticas de sustentabilidade como a neutralização do carbono, gestão responsável do lixo e engajamento de voluntários.
“O festival alcançou um grande objetivo que foi unir o turismo e a cultura de forma singular, valorizando e preservando os saberes tradicionais existentes, sendo esses os principais elementos que vão fortalecer o turismo de experiência na região”, afirma Márcio Franco, coordenador geral do Prodetur Bahia, que visa à ampliação do fluxo de visitantes e geração de empregos formais e incremento de renda na Baía de Todos-os-Santos.