Ocupando praças, ruas e avenidas; celebrando a criação artística e a multiplicidade de ritmos baianos; reconhecendo a vocação da rua viva e do seu povo criativo, nasce em Salvador o Festival HYPE. Um grande encontro entre iguais e diferentes. Sonoridades híbridas que se conectam para criar um novo cenário na cultura urbana da cidade, impulsionada pela efervescência da música baiana, que faz ecoar por todos os cantos a sua potência, swing e versatilidade.

Programado para acontecer em oito edições – entre os meses de junho/2018 e janeiro/2019, o Festival Hype é uma experiência de resgate e conexão com a cultura de rua, transformada em um grande espaço de celebração, como forma de melhorar a relação da população com os espaços públicos.

Consciente da sua missão de dar vez a quem tem voz e revelar o que as ruas falam, o Festival fomentará encontros musicais inesquecíveis, percorrendo oito diferentes bairros de Salvador – da Ribeira a Stella Maris – e apresentando artistas que representam a cena musical contemporânea.

Por meio de edital e seleção, artistas, grupos e bandas com DNA baiano poderão se inscrever via formulário online (www.festivalhype.com.br | consulte regulamento) e passarão por uma curadoria artística assinada por Juliana Ribeiro, Duda Diamba e Morotó Slim, responsáveis pelo garimpo curatorial e revelação de novos talentos da musica local.

A cada edição, serão selecionados 4 (quatro) artistas/bandas/grupos via curadoria, 2 (dois) artistas/bandas/grupos via curadoria no Mapa Musical e 1 (uma) atração infantil a se apresentarem no Palco Sounds, totalizando sete apresentações artísticas divididas em dois dias de evento. Além dos artistas inscritos e selecionados, o Festival Hype contará também com a presença de músicos e bandas reconhecidos nacionalmente (headlines), promovendo assim um intercâmbio entre artistas consagrados e talentos locais.

“Exponencialmente democrático, o Palco Sounds contemplará, através do garimpo curatorial, compositores e profissionais da capital e do interior, não só por meio da abertura de inscrições gratuitas para todo estado, como também através da seleção feita através do Mapa Musical da Bahia. Oferecer a estes artistas a oportunidade de fazer parte de um projeto como esse, detém um significado não somente cultural, mas tange principalmente a valorização de um trabalho de qualidade e o estímulo da cadeia produtiva da Bahia”, afirma Lídice Berman, diretora geral do projeto.

Além do Sounds, o Festival Hype receberá também o Mercadão da Música, um verdadeiro celeiro de trocas e qualificação do mercado musical baiano, com expositores selecionados por edição para estimular o empreendedorismo musical através da comercialização de itens e serviços relacionados à música, oferecendo uma série de atividades voltadas para a integração, difusão e potencialização da cadeia produtiva da música local.

Para participação no Mercadão, produtores da música poderão se inscrever com materiais que demonstrem a relação do produto/serviço com o segmento musical, tudo via formulário online disponível no site www.festivalhype.com.br. Para garantia curatorial de novidades e inovações, a curadoria artístico-material será assinada pelos jornalistas Luciano Matos e Isa Lorena.

“Ao promover encontros com a audiência baiana, cria-se uma atmosfera típica dos antigos festivais de música, onde o próprio público poderá ter acesso gratuito à música de qualidade, apoiando e tendo, sobretudo, acesso ao que é produzido fora do circuito comercial dos grandes espetáculos. Os artistas e produtores, por outro lado, encontrarão no Festival uma verdadeira vitrine para os seus trabalhos, contando com toda estrutura necessária e muitas possibilidade de trocas e aprendizado. Uma experiência de resgate e conexão com a cultura de rua, que melhora a relação da população com o espaço público e, em paralelo, fomenta o empreendedorismo musical local. Com realização da L&B Produção