O filme Pretxs 3000 será exibido online gratuitamente neste domingo (07), a partir das 18h, no YouTube. O projeto audiovisual é resultado da residência artística ministrada pelo coreógrafo baiano radicado nos Estados Unidos, Augusto Soledade, com quinze bailarinos baianos, durante o mês de fevereiro. A exibição gratuita acontece no canal de Guego Anunciação, diretor do projeto, o https://www.youtube.com/channel/UC3QKaTOLhpRX116nF50QemQ.

A inspiração para a criação do filme é a presença dos negros no ano 3000, explica Soledade: “O movimento de Afro-Futurismo serviu como base para desenvolver a concepção de Pretxs 3000. Como o produto final da obra será uma produção audiovisual e não um espetáculo para palco, pensar um futuro imaginário onde a presença de negros continua firme e forte tornou-se a prerrogativa”.

Para a produção do projeto, Augusto e os bailarinos tiveram doze encontros online ao longo de fevereiro, com quatro horas para cada encontro, quando também foram filmados os números que serão apresentados, com todos os artistas trabalhando de suas casas, através de plataformas virtuais. “Todos os artistas foram, na verdade, técnicos de filmagem e cineastas, já que toda a filmagem era feita por eles próprios através dos seus aparelhos celulares. Gabriel Oliveira, fotógrafo e cineasta, tornou-se um consultor cinematográfico do projeto para ajudar na escolha de planos, localizações e iluminação. Contamos também com a participação de Guilherme Silva, ator, como consultor de dramaturgia. Pretxs 3000 é uma obra de ficção apresentada como uma produção audiovisual onde a dança, a fotografia e a dramaturgia se unem para marcar a presença de nós, negres, no futuro” , conta Augusto.

Augusto Soledade é um artista baiano que fundou em 2008 a Brazzdance Company, em Miami. Além de criar a sua técnica de dança, o Afro Fuzion, Soledade vem sendo contemplado desde então com diversos prêmios por sua atuação na área da dança na Flórida (EUA), onde mora.

Diretor do projeto, Guego Anunciação é ativista, bailarino, coreógrafo, professor de dança, diretor, escritor e pesquisador. Pela Universidade Federal da Bahia, ele tem bacharelado em Artes com Concentração em Estudos Coreográficos, Licenciatura em Dança, Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança e Mestrado em Dança. Guego é diretor fundador da Reforma Cia de Dança e tem se dedicado a desenvolver projetos artísticos com o intuito de democratizar acessos. A sua pesquisa é sobre a inserção de corpos negros em companhias de dança no Brasil e nos Estados Unidos, publicando artigos e marcando presença em uma série de eventos internacionais. No projeto “Balé com Guego”, ele apresenta uma configuração de aulas de balé em uma perspectiva contracolonial.

Pretxs 3000 (Mostra da Residência Artística com Augusto Soledade) é financiado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.