Um verdadeiro mergulho na história de Salvador e nas relações entre a capital baiana e o povo português. Essa é a proposta da Visita Guiada aos Fortes da Cidade de Salvador e ao Gabinete Português de Leitura, que acontecerá em duas edições, nos dias 11 e 18 de maio (sábados).

O roteiro começa com uma visita guiada ao Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade e segue de ônibus pelas ruas do centro da cidade, passando por pontos turísticos importantes como a Praça Castro Alves, a Praça Municipal e o Museu de Arte da Bahia até chegar à orla, na região da Barra, na região dos fortes.

“A dinâmica desta visita passa pela compreensão dos elos que unem Portugal à Bahia. Através das fortificações militares construídas entre o século XVI e XVIII em Salvador, ressaltando o modelo da engenharia e arquitetura militar medieval portuguesa, faremos uma abordagem do passado e presente, analisando os fatos, suas origens, causas e conseqüências desse modelo de construção, na sociedade colonial até aos nossos dias”, explica o guia de turismo e historiador Rubens Gonçalves Costa Filho, que fará as visitas guiadas ao Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), Forte de Santa Maria, Forte de São Diogo e Forte de Santo Antônio Além do Carmo.

As visitas têm custo de R$ 85,00 por pessoas e acontecerão sempre a partir das 08h, com duração total de 5 horas, nos dias 11 e 18 de maio. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail emo7ion@emo7iontour.com. A ação faz parte da programação do projeto “Bahia-Portugal: Pontos que nos unem”, do Consulado Geral de Portugal na Bahia, que chega ao segundo ano e integra as comemorações mundiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho).

A realização das visitas guiadas aos fortes e Gabinete Português de Leitura é uma parceria do Consulado Geral de Portugal na Bahia, Gabinete Português de Leitura de Salvador, Cátedra Fidelino de Figueiredo/UNEB, com produção da EMO7ION TOUR Especialistas em Turismo Personalizado.