O novo investimento na fábrica do Grupo Boticário reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Com a chegada de novos parceiros, especialmente fornecedores de embalagens, como Aptar, Box Print, Tritec e Vitro, e com um aporte de R$600 milhões, a empresa consolida a história do ecossistema da beleza baiano. Até 2023, a expectativa é de que com as melhorias nos equipamentos, estrutura e layout da planta mais de 1 mil novas vagas de emprego diretas e indiretas sejam criadas.

“O Polo da Beleza é resultado da expansão do ecossistema da beleza em Camaçari. Para nós, investir na região alia estratégia de negócio a impacto socioeconômico, garantindo que estamos deixando um legado positivo para esse que é um dos polos industriais mais relevantes do Brasil. A chegada das fábricas dos parceiros facilita toda a operação e traz ainda mais oportunidades para comunidades que nos acolhem há sete anos, quando inauguramos a fábrica, em 2014”, afirma Sérgio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.

A fábrica de Camaçari está na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade, tendo sido a primeira do Brasil no setor de cosméticos a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Aliando desenvolvimento sustentável e inovação, em dois anos, o Grupo Boticário deve aumentar sua capacidade produtiva em até 65%.

Com o objetivo de ter 100% dos resíduos reciclados em sua operação, em parceria com a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), a empresa também busca mapear potenciais fornecedores e treiná-los priorizando metas de ESG. Em 2021, o Grupo Boticário já é carbono positivo e toda a energia consumida nas fábricas e CDs da empresa são provenientes de fontes renováveis.

Desde a chegada na Bahia, centenas de fornecedores foram conectados à cadeia produtiva, com geração de empregos diretos e indiretos, o que representa uma injeção de investimento milionário na economia local e mais impostos pagos ao governo. Atualmente, são mais de 1 mil pessoas empregadas na fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, que tem capacidade para produzir cerca de 150 milhões de itens por ano.