Com o avanço da pandemia do novo coronavírus nas principais capitais do Brasil, os hemocentros — bancos de sangue — estão tendo baixa captação de recurso. Antecipando um possível cenário de emergência em Salvador, a Agência CRIATIVOS listou os principais hemocentros da cidade em solidariedade aos que precisam de transfusão.
Sob a campanha “Fazer o bem, tá no sangue”, a CRIATIVOS chama a atenção da população para a necessidade de abastecer os bancos de sangue da cidade. A preocupação parte do avanço da COVID-19 na Bahia, que já possui transmissão comunitária desde a última quinta-feira (19), segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
As doações podem ser feitas por pessoas entre 16 e 69 anos com peso acima de 50kg e que tenham dormido pelo menos 6h nas últimas 24h. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas que estejam febris, gripadas, resfriadas não podem fazer doações. Quem contraiu o novo vírus também não poderá doar sangue por um período de 90 dias após desaparecimento dos sintomas.