Foram onze horas de programação cultural, ininterruptas, no primeiro dia do FITA – I Festival de Itaparica. Antes da abertura oficial do evento, apresentações de capoeira, samba de roda, maculelê, fanfarras e shows marcantes de artistas locais – dentre eles o grupo Baba de Moça, que chamou a atenção voz marcante do vocalista Ilton Tosta. Das grandes atrações da noite, quem primeiro subiu ao palco foi o mestre Bule Bule. O músico, cordelista, escritor e poeta brasileiro, ao lado do seu parceiro Antônio Queiroz, fez uma apresentação especial, na qual comemorou seus 70 anos de idade e 50 de carreira. Nos seus repentes, não faltaram rimas sobre o festival e o local, levando-o a ser ovacionado pelo público, que aos poucos foi lotando a Praça Jardim dos Namorados, em Itaparica.
Às 23h, Yulo Cezzar, o curador e diretor artístico do FITA, deu a largada oficial e recebeu no palco os caboclos “Guaranis” de Itaparica. Após a cantoria do grupo, passou a palavra para a prefeita do município, Marlylda Barbuda, que abraçou o projeto desde o início da sua concepção. Em seguida, a deputada estadual da Bahia, Fabíola Mansur, deu as boas vindas ao projeto e desejou vida longa ao festival. O secretário de Turismo de Itaparica, Luiz Emanuel Dias de Jesus, também discorreu sobre a sua felicidade em poder gerir um evento desse porte na sua gestão.
Lazzo Matumbi, com sua vozeirão e musicalidade impactantes, arrebatou o público desde a primeira canção, ao prestar uma bela homenagem ao saudoso Luiz Melodia, numa versão autêntica de Juventude Transviada. Daí em diante, foi um sucesso atrás do outro até Mariene de Castro subir no palco e continuar o espetáculo. Se depender do que se viu na noite passada é a certeza de evento consolidado. “A comunidade está completamente envolvida com tudo, então a ideia é que tenha continuidade e como nós deixamos em aberto, nos próximos anos o foco pode ser música e literatura, música e dança…”, afirma a diretora de produção do festival, Ana Paula Prado, que os planos de colocar o evento no calendário anual da ilha. Hoje tem mais!