A música da Bahia estreia no TOCA! com muita categoria. No dia 5 de outubro (sexta-feira), às 20h, a banda IFÁ convida Lazzo Matumbi para show no Pátio do Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória. O projeto, realizado pela Dimenti Produções e a InsPire Music, em parceria com o próprio instituto e o seu Haus Kaffee, tem como propósito celebrar a música autoral contemporânea brasileira, com uma agenda intensa até o mês de dezembro.

 

Surgida em 2013, a IFÁ sintoniza sua criação com as referências das tradições sonoras do Atlântico Negro que moldam a música brasileira. A busca pela história dos povos africanos e seus descendentes é uma das fontes de inspiração. Ancorado originalmente na música instrumental, o grupo é um dos responsáveis pela renovação da música baiana no Brasil contemporâneo, destacando-se pela mistura entre elementos afro-brasileiros e as novas tendências sonoras que povoam a cidade de Salvador. Em 2015, contemplada pelo Natura Musical, lançou o primeiro disco: “Ijexá Funk Afrobeat”, palavras cujas letras iniciais inspiram o nome da banda. Passeando também pelo jazz, soul, reggae, sambas e rap, a IFÁ faz um espetáculo dançante, pulsante e cheio de significados.

 

É também fonte criativa para a IFÁ a produção estética, musical e política que vem sendo pautada pelas agremiações carnavalescas negras, especialmente com o surgimento dos blocos afro em meados dos anos 1970 na Bahia. Entre os protagonistas mais importantes deste movimento, o cantor e compositor Lazzo Matumbi é nome fundamental. Dono de uma rica musicalidade, que vai do samba ao jazz, passando por ritmos como o reggae, soul e tantos outros batuques de origem africana, Lazzo, em seus quase 40 anos de carreira, ecoa pelo mundo a sua voz marcante e interpretações com groove inconfundível.

 

O encontro entre duas gerações da música negra na Bahia, viventes do mesmo barco sonoro, é um momento de celebração e reverência. Deste contato, já têm surgido canções inéditas, assim como profunda pesquisa e releitura de clássicos da discografia de Lazzo, que compõem o repertório do espetáculo.

 

O TOCA! estreou em setembro, já realizou shows de Jaloo e Ana Muller, e seguirá com duas apresentações por mês, além de um encerramento de temporada especial em dezembro. Artistas e bandas locais ou de fora de Salvador, de todo tipo de som, passarão pelo projeto e potencializarão o espaço como ponto de encontro musical da capital baiana.

0