Que musicalidade pode surgir a partir da mistura entre o choro e o jazz? É exatamente isso que o público formado por baianos e turistas que vem enchendo a JAM no MAM nas últimas semanas vai descobrir no próximo sábado (26/01), quando o projeto receberá a flautista baiana Elisa Goritzki para o show de abertura da jam session mais concorrida do país. O “Chorezz” desenvolvido por Elisa junto a outros instrumentistas da Bahia começará a soar às 18h, iniciando o encontro musical que seguirá com a performance da Geleia Solar, banda base da JAM e responsável por instigar as trocas sonoras ao longo da noite.
Doutora em Flauta Transversal pela Universidade Federal da Bahia e com especialização na Escola Superior de Música de Stuttgart, Alemanha, Elisa Goritzki possui formação musical erudita, mas logo se interessou pela tradição das rodas de choro e o repertório essencialmente brasileiro que emana da cultura popular e do universo instrumental nacional. Ela realizou recitais e workshops de choro no Brasil, Alemanha, Suíça, França e Itália, e, em Salvador, fundou e coordenou o projeto Roda de Choro do Teatro Vila Velha (que, há alguns anos, transferiu-se para o espaço cultural Casa da Mãe). Na abertura que fará na próxima JAM no MAM, estará com seu grupo para mostrar um pouco das experimentações sonoras do “Chorezz”, movimento que divide com os músicos L eandro Tigrão (flauta), Ivan Huol (bateria), Bruno Aranha (teclado) e Felipe Guedes (baixo) para diminuir possíveis distâncias entre o choro brasileiro e o jazz, a partir de interpretações onde os dois gêneros musicais se fundem. A performance musical da noite contará ainda com a participação de Matias Traut (trombone).
Essa edição da JAM no MAM tem patrocínio da Bahiagás – vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) – e do Governo do Estado da Bahia através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura. A JAM no MAM foi um dos projetos selecionados no Edital de Patrocínio 2018 da Bahiagás e também é contemplado pelo Fazcultura. É um projeto da Huol Criações, tem apoio do Museu de Arte Moderna da Bahia e acontece aos sábados no Solar do Unhão, ao ar livre e de frente para o mar, com ingresso a preço popular (R$ 8,00, a inteira). As próximas jam sessions estão programadas para os dias 09 e 16 de fevereiro.