A sessão de aniversário da JAM no MAM acontece no próximo sábado, dia 28/08, com uma transmissão on-line onde o público de todo o mundo poderá acompanhar ao vivo alguns dos motivos que vêm fazendo as jam sessions baianas se manterem ativas e relevantes por 22 anos. A transmissão pelo canal da JAM no YouTube (www.youtube.com/jamnomam) terá início às 18h, quando o maestro Fred Dantas, um dos artistas convidados, tocar os primeiros acordes da noite.

Para Ivan Huol, diretor artístico da JAM no MAM, o maior mérito do projeto nesses 22 anos foi “popularizar o impopular”, levando a música instrumental improvisada para a programação cultural de Salvador e para a realidade de músicos profissionais ou em formação. “A cena instrumental baiana é a maior beneficiada pelas jams, com novos instrumentistas de qualidade surgindo a cada dia”, destaca, lembrando que agora as sessões baianas podem ser acompanhadas por todo o mundo em tempo real.

A JAM no MAM teve sua origem nas jam sessions que eram realizadas entre 1993 e 2001 no Museu de Arte Moderna da Bahia (também sob a direção musical de Ivan Huol), mas somente em agosto de 2007, depois de uma pausa, o projeto retornaria ao Museu e assumiria o apelido pelo qual já era conhecido pelos seus frequentadores: JAM no MAM.Com um registro de público presencial superior a 660 mil pessoas e média de 1.279 espectadores por apresentação, os números tendem a crescer ainda mais com as jams on-line. Desde a estreia da sua temporada 2021 as transmissões ao vivo no YouTube da JAM já foram vistas por mais de 7.500 mil pessoas, contabilizando um total superior a dois milhões de visualizações em seus mais de 200 vídeos disponibilizados no canal.

A sessão do próximo dia 28 vai explorar a fundo a “receita” de sucesso da JAM no MAM: a mistura de ritmos e estilos nos arranjos do repertório, os solos sempre inspirados dos músicos participantes e o visual único do Solar do Unhão, que nessa temporada on-line vem ganhando destaque com uma transmissão feita a partir de três câmeras, drones e edição em tempo real. Junto à mediação do chat no YouTube, o desejo da equipe é oferecer ao público que vem acompanhando as jams a sensação de experimentar uma performace com o frescor das interações ao vivo.

A JAM no MAM é apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realizada pela Huol Criações, a JAM conta também com o apoio do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Mais informações sobre a história da JAM podem ser acessadas no site do projeto: https://www.jamnomam.com.br/jam-no-mam/historia