A JAM no MAM deste sábado (09/08) vai criar uma trilha sonora com forte sotaque nordestino, trazendo para sua jam session on-line um repertório que inclui composições de Luiz Gonzaga, Sivuca, Hermeto Pascoal e Gilberto Gil. Além disso, as participações do acordeonista Daniel Neto e do clarinetista Ivan Sacerdote contribuirão ainda mais no diálogo do jazz com o xote, o xaxado e o baião, colocando a música brasileira como a grande estrela da noite. Ainda sem público presencial, a transmissão é aberta e acontece das 18 às 21h, ao vivo, no canal da JAM no YouTube (https://youtu.be/Pm9bcGtCdsk).

Chegando à metade de sua temporada (existem mais cinco jam sessions programadas até dezembro), a JAM no MAM já começa a planejar a volta de sessões com público presencial, respeitando todas as diretrizes das autoridades sanitárias e orientações do Governo Estadual e da Prefeitura. Mas a data desse retorno ainda não está definida. Obedecendo ao DECRETO Nº 20.704 DE 11 DE SETEMBRO DE 2021, publicado no Diário Oficial, o acesso do público presencial à JAM só poderá acontecer depois da imunização completa de toda a equipe que trabalha nas jam sessions.

Como muitas pessoas desse grupo ainda aguardam o momento de tomar a segunda dose da vacina, o dia em que a JAM contará novamente com a presença do público ainda é indeterminado. Pelo Decreto, as duas doses da vacina serão necessárias, inclusive, para quem quiser voltar a frequentar a JAM, quando o retorno for confirmado. Até lá, as jam sessions mais queridas do Brasil continuam sendo transmitidas on-line nesta temporada apresentada pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Instituto CCR, no trecho da concessionária CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal.