Êxito de público e crítica, o musical Sonho de uma Noite de Verão na Bahia, do dramaturgo e diretor João Falcão (Gabriela/Gonzagão – a lenda), reestreia com mudanças no elenco. Evelin Buchegger, Leandro Villa e Mariana Borges se juntam ao Coletivo 4 e demais atores convidados na nova temporada do espetáculo que inicia dia 11 de outubro, às 19 horas e fica em cartaz até dia 03 de novembro, no Teatro Gregório de Mattos. As apresentações acontecem sextas, às 19 horas, sábados e domingos, em sessão dupla, às 16h e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla e na bilheteria duas horas antes da apresentação.

O público confere uma versão inédita da centenária comédia de Shakespeare atualizada por Adriana Falcão, no livro Sonho de uma Noite de Verão, e adaptada para os palcos por João Falcão. Embalado por sucessos da axé music, o musical conta a história dos reis Titânia e Oberon (Ana Mametto/Leandro Villa), do debochado duende Puck (Jarbas Oliver) e de quatro fadas (Igor Epifânio, Lara Böker, Rafa Souza e Yanna Vaz) que partem do Olimpo em direção à Terra, para investigar se gente realmente existe, e desembarcam em pleno Carnaval de Salvador, quando conhecem Teseu (Luiz Pepeu), político e empresário do entretenimento, noivo de Hipólita (Evelin Buchegger), uma socialite falida, Hérmia (Viviane Pitaya), cantora de axé, que rejeita as investidas do candidato a deputado Demétrio (Alexandre Moreira), e planeja fugir com Lisandro (Ana Barroso), jovem herdeiro de uma fortuna, por quem Helena (Mariana Borges) está enamorada.

Na tentativa de compreender o comportamento caótico dos mortais, os seres mágicos acabam se contagiando com a folia e dão início a uma série de confusões de encontros amorosos e paixões desencontradas. Completam a aventura: Bobina, o artista sonhador (Genário Neto), Dona Biu (Evelin Buchegger), uma foliã sensitiva que no carnaval incorpora William Shakespeare (Daniel Farias). “A peça inteira é permeada por diversos tipos de amor, tem muita magia e brincadeira com os conceitos de sonho, imaginação e realidade”, explica Falcão. Assim como na maioria de suas obras, em seu quadragésimo quinto espetáculo, em quase 40 anos de profícua carreira artística, ele traz elementos da cultura nordestina sem caricatura. “Na montagem, a Bahia está absolutamente presente nos personagens, no ritmo e na trama”, conta o diretor.

A baianidade marca presença no Sonho de uma Noite de Verão na Bahia principalmente através da trilha sonora composta por mais de 20 clássicos da axé music, samba reggae, ijexá, pagode e outros gêneros. “As canções foram escolhidas de forma que parecessem ter sido escritas para as cenas”, diz o encenador. No repertório figuram também canções imortalizadas nas vozes de Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Ricardo Chaves dentre outros artistas. O elenco é acompanhado pelos multi-instrumentistas Carlos Boca, Citnes Dias, Eduardo Di Dalva, Felipe Guedes, Marcus Sampaio. A direção musical é assinada por Yacoce Simões, arranjador e maestro com trinta anos de experiência.