A batida percussiva da Banda Didá deu o tom festivo à cerimônia de abertura, ontem, do II Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste, no Sheraton Hotel da Bahia, em Salvador, por volta das 19h. Estudantes, profissionais do Direito, empresários do setor e gestores compareceram ao evento, que teve recorde de público. Discussões sobre legislação, empreendedorismo e o futuro da advocacia permearam o salão. O presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia (CCJA) da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), Hermes Hilarião, deu as boas-vindas ao público, ao lado do presidente da OAB-BA, Luiz Viana Queiroz.
“Hoje a jovem advocacia é a maioria da classe. Precisamos de mais empenho e atenção, sobretudo, da sociedade jurídica. Uma de nossas principais lutas é pelo piso salarial da advocacia e esperamos que o governador Rui Costa se sensibilize de que este pleito é justo”, comentou Hermes Hilarião.
Em seu discurso, o presidente da OAB-BA falou sobre luta, garra e esperança. “A melhor coisa que o Brasil tem são os trabalhadores e trabalhadoras. Precisamos dar valor ao trabalho das pessoas”, disse Luiz Viana, depois de reforçar que a instituição “é a casa de todas as cores – negros, amarelos, brancos, pardos -, de todos os deuses, de todos os gêneros e de todos os números – ricos e pobres –, dos jovens e dos mais velhos e a casa de todos os apaixonados pela advocacia”.
Reflexões – O advogado, livre-docente, escritor e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fredie Didier Jr, proferiu a palestra “Um ano de Novo CPC: O que mudou na prática?”. Didier destacou as mudanças rápidas que atingem o mundo e impactam o exercício profissional. “Os jovens têm que trocar ideias e experiências e olhar para o futuro”, afirmou. Em sua fala, destacou alterações ao longo de 1,5 ano do novo Código de Processo Civil (CPC) que já estão em prática e que transformaram o modo de litigar. “O novo CPC aposta muito na litigância responsável. O modo do profissional calcular o risco foi alterado”, disse.
Na sequência, o advogado, conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia,Alexandre Montovani, apresentou o tema “Os Desafios de Empreender na Advocacia no Início da Carreira”. “Empreender é enxergar o mundo sob a ótica dos desafios. É uma forma de encarar a vida”, declarou. Ao longo de sua fala, listou o que chamou de “características observáveis” para o empreendedorismo: as relações humanas interdependentes, a empatia, as escolhas – que podem envolver perdas e frustrações -, o propósito que se quer atingir, a persistência, que definiu como “o combustível que nos leva ao sucesso”, entre outros aspectos.
Com o tema “Empreendedorismo Jurídico, Garantias Profissionais e o Exercício da Advocacia”, o II Encontro Regional da Jovem Advocacia do Nordeste contempla painéis temáticos, palestras e workshops em sua programação científica. A programação segue até a sexta-feira, 4 de agosto. Entre os nomes da área jurídica, também já estão confirmadas presenças como as de Fernando Santana (BA), Jorge Hélio (CE), Henrique Neves (DF), Felipe Santa Cruz (RJ), Fabrício de Castro Oliveira (BA), Letícia Lins e Silva (RJ), Flávia Rahal Bresser Pereira (SP) e Luiz Gabriel Batista Neves Neves (BA).
Feira de Negócios Jurídicos – Uma programação paralela e aberta ao público reúne empresas de diferentes segmentos que desenvolvem produtos e soluções para advogados e escritórios de advocacia durante a 1ª Feira de Negócios Jurídicos da Bahia. O acesso é gratuito e aberto ao público.
No estande da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), é possível se informar sobre todos os serviços, benefícios e ações assistenciais para os advogados, estagiários e seus dependentes legais, desde que os advogados estejam em dia com a anuidade da OAB-BA. “Temos mais de 1,3 mil convênios assinados com fornecedores de serviços e mais de 30 mil pessoas vinculadas à CAA-BA”, destacou o presidente do órgão vinculado à OAB-BA, Luiz Coutinho. No evento, é possível se conhecer a ampla rede de serviços que contempla segmentos como saúde, esportes, bem-estar, escritórios virtuais, hotel em trânsito, dentre outros.
O empresário Fabio Vilas Boas também participa da Feira com o software 4JUS, uma ferramenta jurídica online para gestão, controle, armazenamento de informações desenvolvida para escritórios de advocacia , advogados ou ainda departamentos jurídicos de empresas. “É possível realizar uma melhor gestão do tempo, redução de custos e buscas automatizadas nos sistemas dos tribunais”, disse Fabio ao destacar algumas vantagens do sistema. No estado da Bahia, mais de 20 escritórios já utilizam a solução e a meta, até o final do ano, é dobrar o número de clientes.