“Um Coração” é a primeira música de trabalho de Leonel em 2022, que marca uma série de lançamentos que preparam o terreno para o primeiro álbum do cantor, compositor e musicista baiano, após lançar dois EPs, Leonel (2020) e Leonel II (2021).

Um coração trata-se, essencialmente, de uma canção desabafo sobre a necessidade de uma resposta emocional. Um reclame contra a falta de comunicação e a entrega sem a certeza de um sentimento correspondente, materializado no refrão “não jogo tarô, não leio mão, só tenho um coração e pretendo manter”.

A canção se utiliza de um estilo mais pessoal e interior, ancorada no folk e no indie, com pitadas de samba e até baião, para criar essa sensação de lamento e desesperança. A ideia era que ela soasse como se tocada dentro de um cômodo; do quarto de quem a compôs, para resgatar a sensação de pessoalidade, intimidade e sinceridade que permeiam a canção.

A presença de um violão de corda de aço, remetendo ao folk e ao indie, mas executando uma levada influenciada pelo samba e baião, traz uma atmosfera árida e reflexiva por um lado e íntima e complexa por outro; unindo esses elementos de forma a traçar um comentário contemporâneo. Os versos, aliás, simbolizam momentos de um relacionamento, traçando um perfil de relacionamento moderno e refletindo acerca da comunicação, da autopreservação e da insegurança emocional.