Para chegar ao palco do Mercado Iaô (@mercadoiaô), Margareth Menezes (@margarethmenezes) atravessou uma multidão de fãs rodeada pela Encompanhia de Interesse Popular, formada de batuques e baianas. Cerca de 3,5 mil pessoas já aguardavam desde cedo a dona da casa, que tem presenteado baianos e turistas com o show mais eletrizante e concorrido da temporada, sempre aos domingos, na Fábrica Cultural, na Ribeira. No penúltimo evento do Verão, Margareth ganhou coro de milhares de vozes na nova música Canto da Massa, já considerada um dos hits do Carnaval, e passeou pelos seus sucessos Faraó, Maimbê e Alegria da Cidade. Ao lado de Daniela Mercury, as duas levaram o público ao delírio com É Proibido Carnaval, recém lançada por Daniela e Caetano, Maimbê Dadá e, a aplaudidíssima Geni, de Chico Buarque, sugerida pela convidada.
Antes, Margareth recebeu Ju Moraes no dueto em Passe em Casa e Orlando Moraes, resgatado na plateia, para cantar Brilho de Beleza, do Muzenza. O Olodum, um dos convidados mais esperados da noite, agitou com vários sucessos de seu samba-reggae, destacando Faraó, música que lançou Margareth Menezes na carreira musical. No próximo domingo (17/02), o Mercado Iaô será encerrado com a participação de Caetano Veloso, Muzenza e Alexandre Leão.
Consagrado como um dos principais destinos culturais da cidade, desde janeiro o Mercado Iaô vem atraindo milhares de pessoas com muitas atrações aos domingos. Desde cedo, muita gente foi conferir o Galpão das Artes, com mais de 100 artesãos expondo modas, decoração, acessórios e utilitários. No Espaço Gastronômico, barraquinhas e food trucks também disputavam o público com sua deliciosa comida baiana, nordestina e quitutes populares.
No Palco da Gastronomia, em frente à entrada da Fábrica Cultural, o movimento começou, às 12 horas, com música do Vai ter Trap Com Guedez, seguido do Papo Culinário com Deisy Anunciação, que conversou com a chef Paula Bandeira, enquanto preparava o Spaguetti de Todos os Santos, prato inspirado em Margareth Menezes. O público também conferiu a apresentação do bandolim e violão de Rogério Monteiro e dançou com o Sambadiar.
No Palco do Galpão das Artes, às 15h30, a programação foi aberta com a performance Cantos Paralelos, apresentado pelo com o poeta Denisson Palumbo. Em seguida, o Bate Papo rolou com Genilson Coutinho que falou sobre o Site Dois Terços, mediado pelo educador Israel Campos.