Salvador vai ganhar neste semestre um novo projeto educacional inspirado no modelo educativo que nasce no Norte da Itália pós-guerra, Reggio Emilia (referência mundial no assunto, que revela uma imagem forte da infância e da Escola Infantil) somado às aplicações de neuroarquitetura – com toda a estrutura física do espaço projetada de modo a contribuir com o melhor desenvolvimento da criança. Trata-se da escola Ybá do Quintal, que vai funcionar em Patamares e está com matrículas abertas – informações através do WhatsApp 71 99669-5528.

O projeto tem como ponto de partida a atenção plena aos marcos de desenvolvimento da infância nos primeiros cinco anos de vida, sob uma nova perspectiva em termos da imagem da criança, seus direitos, das formas de aprendizado, da construção do conhecimento e identidade, em um contexto acolhedor, olhar sensível e escuta atenta, sem as pressões inerentes às preparações para as próximas fases da Educação Básica. Aliado a isso, a neuroarquitetura norteia todos os ambientes da escola, pensando nos detalhes estéticos e sensoriais que oportunizam a expressão do potencial, das aptidões e curiosidades dos alunos.

As matrículas estão abertas para crianças entre 1 e 5 anos, em turnos regular (matutino e vespertino), integral opcional (2, 3, 4 ou 5 dias) e ampliado (até 13h). Ybá do Quintal conta também com aulas extras de capoeira, balé, teatro, além de oferecer um Programa Bilíngue da Cultura Inglesa para crianças de 3, 4 e 5 anos. A educadora Samara Pinheiro é o nome à frente da unidade e o projeto arquitetônico é assinado por Bárbara Becattini, com especialização em neuroarquitetura.