Em um momento em que fronteiras são questionadas mundialmente, a representação oficial de territórios e suas características ganha nova perspectiva. O desenvolvimento de tecnologias, assim como os cenários políticos e sociais em constante mutação, trouxe novos olhares para a cartografia e, assim, novos modos de registrar o que é visto – e vivido – nas cidades. A população ganha intimidade com o ambiente virtual, fazendo com que essa ciência-arte ganhe contornos revolucionários, dando vez a vertentes colaborativas e registros de localização cada vez mais abrangentes, para além das coordenadas. Condições de moradia, a rotina dos bairros, poder aquisitivo, a dinâmica de conflitos sociais e hábitos de consumo: tudo pode ser mapeado.

 

Nesse contexto, Melissa encontra o ponto de partida para a criação de seu Verão 2018: MAPPING. Mais do que localização, MAPPING se inspira no mapeamento da cultura de moda de lugares e não-lugares onde pessoas tornam-se agentes locais das regiões onde circulam, transformando e conectando, na vida real, pontos no papel. Assim, a marca olha para a arquitetura como elemento contador de histórias e para os aspectos industriais como reflexo de avanços transformadores, sem deixar de lado o movimento orgânico que realocou a moda handmade e, assim, o trabalho de comunidades no mundo todo.

 

Com MAPPING, Melissa traz, ainda, uma comunicação voltada para o conceito de reinvenção de representações geográficas e suas conexões. A artista Verena Smit assina a construção visual da campanha e também do logo da nova coleção, criado a partir do desenvolvimento de mapas de lugares fictícios, dando forma ao desejo de descoberta do novo e do não-lugar – que ganha status de lugar quando é mapeado. Do mesmo modo, linhas de metrô sintetizam a presença da geolocalização na rotina das cidades, ressaltando a integração entre extremos e o surgimento de lugares efêmeros, que nascem com as conglomerações típicas desses trechos.

 

Na coleção em si, Melissa também olha para o seu próprio local e matéria-prima, em um momento único quando a marca contempla e valoriza suas origens. Assim, os solados de todos os modelos da MAPPING formam, juntos, o mapa de Farroupilha (RS) – cidade onde foram pensados e construídos. Além disso, a marca elege dez itens principais que ganham nomes de lugares e não-lugares, cada um deles representados por coordenadas que configuram, desta forma, a presença da Melissa em diferentes pontos do planeta.

unnamed-2 unnamed-4 unnamed-6 unnamed-10 unnamed-5 unnamed-7 unnamed-8 unnamed-12 unnamed-13 unnamed-14 unnamed unnamed-15 unnamed-17 unnamed-18 unnamed-19 unnamed-20 unnamed-11