Referência em design e sustentabilidade, o Mercado IAÔ será uma das atrações da primeira Virada Sustentável Salvador, entre 25 e 27 de novembro, no Parque Costa Azul, um dos espaços que receberá a programação do evento. O grande festival de mobilização e educação para a sustentabilidade prevê, em sua programação, shows musicais, apresentações teatrais, instalações, exposições, literatura, ações sociais, além de debates e oficinas, todos em torno do tema Sustentabilidade, uma realização do Instituto Fábrica de Florestas em parceria com a Virada Sustentável.

Esta será a primeira vez que o Mercado Iaô, iniciativa da Associação Fábrica Cultural, comandada por Margareth Menezes, acontece em espaço público fora da Ribeira, e levará aos visitantes da Virada Sustentável experiências de artesanato e de gastronomia, todas seguindo a proposta do evento de fortalecer a importância da Sustentabilidade, contando com expositores que têm como foco o reaproveitamento de materiais na confecção dos seus produtos.

Um dos destaques do Mercado Iaô na Virada Sustentável Salvador será o Iaô Design, espaço plural que apresentará e gerará oportunidades para diferentes ramos da economia criativa. Num lounge, estarão expostas peças de mobiliário, como almofadas e puffs, e acessórios, como sandálias e bolsas, produzidos pelas costureiras da Península de Itapagipe à base de lona plástica reaproveitada.

As peças revelam os resultados da união entre iniciativa social, profissionalismo, criatividade e a vontade de provar que ainda há muito a ser feito quando os assuntos são aproveitamento de resíduos, sustentabilidade, trabalho em rede e transformação social.

“O projeto IAÔ Design dá a possibilidade de mostrarmos um novo desenho social, que tem a sustentabilidade como um valor a ser seguido. Ele vem utilizando o resíduo como uma possibilidade, uma oportunidade de reinvenção”, realça a diretora de projetos da Fábrica Cultural, Teresa Carvalho.

“A Virada Sustentável é um festival que procura inspirar o público para uma nova visão de mundo, mais inteligente e sustentável, a partir de uma abordagem positiva e atraente, usando a arte, o lúdico, como ferramentas principais. Realizar uma edição em Salvador sempre foi um sonho para nós”, explica André Palhano, da Virada Sustentável, que contará com Marketing Cultural da Caderno 2 Produções. O evento, que acontecerá em outros pontos, como o Jardim Botânico, Parque da Cidade, Parque de Pituaçu e Parque São Bartolomeu, é apresentado pela Braskem e Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Coelba e Vivo, através do FazCultura. A Virada também conta com o Apoio e Prefeitura de Salvador através da Secretaria Cidade Sustentável.

unnamed-1