Mundaréu é o quinto solo do projeto NATAS EM SOLOS e estreia nesta sexta, 03 de fevereiro no Teatro Gregório de Mattos, o espetáculo tem atuação de Thiago Romero e direção dele e de Jarbas Bittencourt, co-direção de Luiz Antônio Jr e texto de Daniel Arcades.
Inspirado no universo literário de escritores como: Guimarães Rosa, Mia Couto, a José Eduardo Agualusa e em manifestações da cultura popular brasileira mundaréu é um convite a acompanhar as andanças de cascudo. Memória, partidas, saudades, ancestralidade e encontros são mais importantes que o percurso feito pelo andarilho relatado durante a peça. Trata-se de um convite para compartilhar os diálogos não-urbanos, a relembrar as histórias desenvolvidas em passado no território baiano para além do cosmopolita e do estereótipo regionalista. Em mundaréu é preciso enxergar outras regiões, outras vivencias e principalmente outras cegueiras. Quando pensamos que conhecemos o brasil adentro, outro mundo nos comprova que ainda não vimos nada.
O regional não quer dizer tradicional e nem sempre são as estradas que inventaram. Passeio pelas regiões da boca de meu povo, pelos percursos que não li, mas vivi ou viveram e agora alguém poderá ler. Passeio para além do que disseram que é interior, que é profundo, que é beleza. Tem um brasil mais profundo ainda do que as letras bonitas souberam falar.